EN FR PT ES

Voto de Pesar – Padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias

19 Janeiro, 2021

O Padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, natural do concelho de Ourém e pároco em Freixianda durante 58 anos, faleceu no passado dia 16 de janeiro.

Neste contexto, a Câmara Municipal aprovou um voto de pesar na reunião de Câmara de 18 de janeiro, que pretende reconhecer a dedicação ao exercício sacerdotal e à comunidade de Freixianda que o Padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias sempre manifestou.

Transcrevemos aqui e na íntegra o Voto de Pesar aprovado por unanimidade.

“É com um sentimento de pesar e profunda tristeza que emitimos este Voto de Pesar, em honra do Padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, que faleceu no passado sábado, dia 16 de janeiro.

Natural do Concelho de Ourém, Benevenuto Dias nasceu a 19 de agosto, em Alburitel há 94 anos e foi Pároco na Freixianda durante 58 anos, entre 1954 e 2012. A esta comunidade paroquial dedicou toda a sua vida sacerdotal, revelando-se sempre disponível para atender aos paroquianos por quem nutria verdadeiro carinho e amizade.

A partir daqui passou a pároco emérito, ficando a residir no lar do Centro Social Paroquial da Freixianda, instituição da qual foi fundador.

Enquanto sacerdote na Paróquia de Freixianda desenvolveu diversas vertentes, nomeadamente liturgia, catequese, ação social, formação apostólica dos leigos e comunicação.

A comunicação, aliás, foi uma das suas paixões, tendo fundado o “Voz da Freixianda”, órgão de comunicação que dirigiu com as famílias, emigrantes e missionários da paróquia.

Dinâmico, proativo, empreendedor, visionário e solidário, do seu currículo consta ainda o cargo de vigário da Vigararia de Caxarias, atualmente integrada na de Ourém, e representante da sua Vigararia no Conselho Presbiteral.

Pela sua dedicação ao exercício sacerdotal e à comunidade Freixiandense, nas mais diversas vertentes, o Município de Ourém está hoje mais pobre, mas, por outro lado, profundamente grato ao Pe. Benevenuto Dias, pelo que não poderia deixar de apresentar um voto de pesar pelo seu falecimento, apresentando as mais sentidas condolências à família enlutada, à comunidade Paroquial de Freixianda, à direção e colaboradores do Centro Social, Paroquial de Freixianda e à Diocese de Leiria-Fátima.”

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados