EN FR PT ES

Voto de Pesar – Joaquim Rodrigues Ventura

22 Junho, 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na Reunião da Câmara de 19 de junho, um Voto de Pesar pelo falecimento do Padre Joaquim Ventura, figura indissociável da história do Colégio de São Miguel e da Fundação Arca da Aliança, instituições de grande relevo na realidade de Fátima e de todo o concelho.

Transcrevemos na íntegra o Voto de Pesar unanimemente aprovado:

 

VOTO DE PESAR – JOAQUIM RODRIGUES VENTURA

 

Faleceu no passado dia 7 de junho de 2023, o Reverendo Padre Joaquim Rodrigues Ventura, aos 94 anos e após uma vida inteira de labor em prol da comunidade.

“Existir para Servir” foi um desígnio que honrou a sua linha de atuação, ao longo de largas décadas de verdadeiro serviço público.

Natural de Juncal, no Concelho de Leiria, o Padre Ventura frequentou Seminário e foi ordenado sacerdote em julho de 1952. Foi a sua vocação que o trouxe até nós, não tardando a marcar a história deste nosso território oureense.

Entre outros cargos de relevo, serviu o Santuário de Fátima, foi pároco na Freguesia de Atouguia e professor de Religião e Moral no Colégio Fernão Lopes, na então denominada Vila Nova de Ourém.

A vida do Padre Ventura ficará para sempre ligada ao Ensino e à história do Colégio de São Miguel, estabelecimento de ensino público-privado, sediado em Fátima, que dirigiu ao longo de largos anos.

A sua obra está igualmente plasmada na criação e consolidação da Fundação Arca da Aliança, uma obra social verdadeiramente inovadora e inédita em Portugal, pela qual deu a cara desde 1997 e até aos últimos dias da sua vida.

Porque nunca abdicou de “Existir para Servir”, Joaquim Rodrigues Ventura, popularmente reconhecido como o “Homem do Leme”, dedicou-se de corpo e alma a este projeto sui generis, do qual resultou a Aldeia Intergeracional, local onde crianças, jovens, adultos ativos e população sénior desenvolvem projetos educativos e culturais, partilhando experiências e uma vida em comum.

Conhecido em toda a região pela vida e obra que assinou, o Padre Ventura será para sempre recordado pelo legado que a todos nos deixou.

Reconhecendo e agradecendo pelas décadas de trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento social do nosso Concelho, o Município de Ourém entende ser de elementar justiça a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento de Joaquim Rodrigues Ventura, endereçando sentidas condolências à família e amigos do saudoso Padre Ventura.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados