EN FR PT ES

“Sob a Terra” em Espite, Rio de Couros e Urqueira

18 Setembro, 2020

O concelho de Ourém vai ser palco da estreia do espetáculo “Sob a Terra”, um projeto que nasce da colaboração de diferentes estruturas culturais de Leiria e que pretende sensibilizar as comunidades para a valorização e conservação da floresta. Espite, Rio de Couros e Urqueira recebem esta iniciativa integrada no projeto-piloto “Não brinques com o fogo” entre 25 e 27 de setembro, com o objetivo de promover a alteração de comportamentos das populações relativamente à preservação dos seus territórios e aos incêndios rurais, através da cultura e das artes performativas.

Além da sensibilização para alteração de comportamentos de risco face aos incêndios rurais e da valorização e proteção dos territórios, “Sob a Terra” apresenta uma dimensão documental relevante, tanto para memória futura como enquanto veículo de emancipação comunitária. O projeto é da responsabilidade do Leirena Teatro e destaca-se pela sua conceção estética, como pelas parcerias estabelecidas com várias entidades culturais, e propõe-se desenvolver um trabalho artístico com as comunidades envolvidas, incluindo associações culturais locais.

Os espetáculos serão apresentados no Adro da Igreja de Espite (25 de setembro), no Adro da Igreja de Rio de Couros (26 de setembro) e no Adro da Igreja de Urqueira (27 de setembro), com início às 21h30. “Sob a Terra” resulta da cooperação do Ministério da Cultura, através das direções regionais de Cultura do Norte, do Centro, do Alentejo e do Algarve, com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e além de Ourém, será exibido em localidades do concelho de Coimbra.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados