EN FR PT ES

Rotary Club de Fátima homenageou arquiteto José Carlos Loureiro

4 Junho, 2022
O Rotary Club de Fátima organizou este sábado um almoço em que reuniu os seus membros e diversas individualidades, com o objetivo de homenagear o arquiteto responsável por projetar algumas das obras emblemáticas do recinto do Santuário de Fátima. José Carlos Loureiro foi o responsável pela edificação da atual Capelinha das Aparições, da Casa Nossa Senhora do Carmo, Casa Nossa Senhora das Dores e Centro Pastoral Paulo VI, obras que mantêm uma atualidade e importância incontornáveis na realidade do Santuário e da Cidade de Fátima.
A cerimónia foi dirigida pelo Presidente do Rotary Club de Fátima, Amorim Gonçalves, que salientou a relevância e genialidade do vasto trabalho desenvolvido por José Carlos Loureiro, não só em Fátima mas também noutros pontos do país, com especial incidência na zona do Porto de onde é natural. A cerimónia contou também com a apresentação de uma comunicação por Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que expôs uma detalhada retrospetiva da influência do arquiteto José Carlos Loureiro na construção de vários espaços ainda hoje muito relevantes para o Santuário e para todos aqueles que visitam Fátima. Seguiu-se a intervenção do Monsenhor Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima à época da edificação das obras da autoria de José Carlos Loureiro, que sublinhou as qualidades humanas do homenageado, além da disponibilidade que sempre demonstrou para acolher as ideias e recomendações dos responsáveis do Santuário, na procura das soluções adequadas para um espaço especial e dedicado aos peregrinos e à oração. O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, participou na iniciativa e manifestou o seu agrado pela justa homenagem idealizada pelo Rotary Club de Fátima ao arquiteto José Carlos Loureiro, sublinhando também a importante ação desta entidade em diversas ações relevantes para a Cidade de Fátima, para a população e visitantes. Luís Miguel Albuquerque lembrou ainda o projeto que está a ser desenvolvido pelo Município para Aljustrel, com o objetivo de valorizar e preservar este importante local da história de Fátima.
O arquiteto José Carlos Loureiro não participou na homenagem que lhe foi dirigida por razões de saúde, mas esteve representado pela sua filha e genro. Além do Presidente da Câmara Municipal, também o Vereador Natálio Reis participou no almoço, assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva.
Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados