EN FR PT ES

Reunião da Câmara Municipal – 05 de julho

5 Julho, 2021

A Câmara Municipal de Ourém reuniu hoje pela primeira vez no mês de julho corrente e, neste contexto, a sessão foi aberta à participação do público e da comunicação social, acautelando as normas em vigor para contenção da propagação da Covid-19.

Após as intervenções do público, que foi recebido no Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém para assegurar o cumprimento das regras de distanciamento físico, seguiu-se a atribuição da Medalha de Bons Serviços à funcionária Maria Alexandra Ferreira Sousa e Santos, pelos 25 anos de trabalho realizado ao serviço do Município de Ourém (não foi possível proceder à entrega da medalha no último feriado municipal por indisponibilidade da funcionária).

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, deu continuidade à reunião com a apresentação de um ponto de situação da Covid-19 no concelho, momento onde deu conta da existência de 43 casos ativos no território, o que corresponde a um rácio de 98 infetados por 100 mil habitantes, no período correspondente aos últimos 14 dias. O Presidente do Executivo informou ainda, relativamente à campanha de vacinação, que cerca de 65% da população oureense recebeu uma dose da vacina e sensivelmente 42% tem já a vacinação completa, reforçando o apelo para que todos participem neste processo fundamental para o bem comum.

Ainda no período antes da ordem do dia, Luís Miguel Albuquerque apresentou uma declaração sobre a Caminhada realizada recentemente e integrada nas comemorações dos 30 anos da Cidade de Ourém. A Vereadora Isabel Costa leu uma declaração relativa ao 12º Aniversário do Museu Municipal de Ourém e à programação que assinalou a efeméride e, por fim, o Vereador Rui Vital expôs uma informação dedicada ao associativismo concelhio que atua na área do desporto, com especial enfoque nos últimos resultados obtidos por várias entidades oureenses.

Já no período dedicado à ordem do dia, foi aprovada a reapreciação do processo respeitante à atribuição de apoios financeiros para aquisição de viaturas às associações culturais, desportivas e recreativas, em virtude das contingências impostas pela Covid-19. Foi também aprovado por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas 2020 da Valorlis, assim como mais um conjunto de apoios no âmbito das medidas de combate aos impactos da Covid-19 para as empresas do concelho, para a instalação de novos projetos no nosso território e também no âmbito da campanha “10001 Noites”. Esta campanha representa já 4378 noites financiadas pela autarquia, num investimento global de cerca de 240 mil euros.

A reunião encerrou com a aprovação, novamente por unanimidade, dos estudos prévios referentes à requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus e da Avenida Papa João XXIII, ambas na Freguesia de Fátima, e que representam um investimento global na ordem dos 5 milhões e 800 mil euros. No seguimento desta aprovação, vai ser dado início à elaboração dos projetos de execução para posterior abertura de procedimentos concursais.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados