Na Reunião de Câmara de 18 de março, o Presidente da Câmara Luís Miguel Albuquerque e o Vereador Rui Vital, apresentaram várias declarações que passamos a transcrever na íntegra:
2.º Aniversário do Canil/Gatil (CRO – Centro de Recolha Oficial) de Ourém
Declaração
No dia 12 de março o Canil/Gatil de Ourém celebrou o seu segundo aniversário. A comemoração da efeméride ocorreu no passado sábado, dia 16 de março, no seu dia aberto, contando com a presença de um alargado número de convidados, que amavelmente se quiseram juntar à celebração.
Devo registar que ao longo destes dois anos, foram recolhidos mais de 600 animais errantes e destes adotados mais de 450. Estes números refletem, por um lado, o enorme sucesso do projeto, mas por outro, a necessidade de se continuar a apostar em campanhas de sensibilização e de proximidade, com especial enfoque nas gerações mais novas, para que as pessoas não abandonem os animais e estes números possam ser minimizados.
Revelam também o trabalho inexcedível dos funcionários e dos voluntários que aí prestam serviço, pelo que em meu nome e de todo o executivo, o nosso obrigado a todos os funcionários e um agradecimento especial aos 13 voluntários, que de forma abnegada apoiam e contribuem para que o funcionamento do CRO seja um exemplo.
Deixo o convite a todos para nos fazerem uma visita e caso o pretendam adotar um animal, eles agradecem e nós também.
Dê-se conhecimento ao CRO e aos voluntários do mesmo.
Tomada de Posse do novo comandante Distrital da PSP
Declaração
No dia 7 de março, tomou posse, como Comandante do Comando Distrital de Polícia de Santarém, em regime de comissão de serviço, o superintendente Luís Carlos Silva Serafim no seguimento do despacho do ministro da Administração Interna, de 29 de janeiro de 2024, vindo substituir, nas funções, o superintendente Paulo Marciano Lopes Quinteiro.
A Polícia de Segurança Pública desempenha um papel vital na manutenção da ordem e na promoção da segurança dos nossos cidadãos, e tenho plena confiança de que, sob a liderança do superintendente Luís Carlos Silva Serafim, a nossa polícia continuará a servir com integridade, profissionalismo e empenho toda a nossa comunidade.
Gostaria de expressar, em nome do município de Ourém, os nossos sinceros parabéns ao superintendente Luís Carlos Silva Serafim, desejar-lhe os maiores sucessos no desempenho destas funções, e transmitir que da parte do município poderá continuar a contar com todo o apoio, de acordo com as nossas competências.
Dê-se conhecimento da presente declaração ao novo comandante distrital da PSP.
Gala de Desporto e Atividade Física
Declaração
O Município de Ourém, reconhecendo o Desporto como fator de elevada importância em vários parâmetros da sociedade atual, organiza a “Gala de Desporto e Atividade Física”, para premiar, incentivar e homenagear todos aqueles que, em prol de uma modalidade, de um clube, de um território e inclusive do próprio país, alcançaram resultados de elevado mérito desportivo, no âmbito da época 2022/2023.
A Gala decorreu no domingo, dia 17 de março, com enorme êxito e qualidade tendo-se conseguido atingir o principal objetivo: prestigiar, dignificar e honrar os atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, em suma, o desporto do concelho de Ourém.
O Município de Ourém felicita todos/as os/as vencedores/as e nomeados/as, agradecendo o empenho, dedicação e entrega e apresenta ainda o mais profundo agradecimento às associações/coletividades e instituições pelo trabalho desenvolvido, para que os praticantes possam ter as condições necessárias para alcançarem o sucesso.
Um agradecimento muito especial também às Juntas de Freguesia, Associações e IPSS’s pelo contributo no que diz respeito às indicações dadas para a preparação da lista de nomeados/as, bem como aos elementos da Comissão de Avaliação.
O prestígio do evento revela-se pela presença de entidades de suma importância para o desporto nacional, a quem agradecemos a presença, disponibilidade e atenção: Associações Distritais e Federações Nacionais presentes, Instituto Português do Desporto e Juventude e Comité Paralímpico de Portugal.
Esta foi a primeira de outras edições da Gala de Desporto e Atividade Física que o Município de Ourém pretende levar a efeito, pelo respeito e admiração que tem por todos os intervenientes e por considerar que o evento foi um êxito também em termos de organização, apresentando assim, votos de felicitações e de agradecimento aos serviços do Município envolvidos, que ao longo de várias semanas trabalharam afincadamente para o sucesso da Gala.
Assembleia Jovem de Ourém
Voto de reconhecimento
No passado dia 12 de março realizou-se mais uma assembleia jovem, enquadrada no projeto desenvolvido pela Assembleia Municipal de Ourém. No ano em que se comemora os cinquenta anos da Revolução de Abril, este foi o mote para desafiar os alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho para explorarem o que aconteceu em 1974 e a apresentarem as suas propostas de projeto.
Em suma, foram apresentados 12 projetos dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente a Escola EB D. Afonso IV Conde de Ourém, Escola EB 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão de Caxarias, Escola Básica e Secundária de Ourém, Colégio de S. Miguel, Centro de Estudos de Fátima, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Escola EB 2,3 da Freixianda, Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém.
Do escalão 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, o projeto vencedor foi “ArteFátima – A voz da “Liberdade”, apresentado pelos alunos do Centro Estudos de Fátima, que consiste na criação de uma obra de arte, mais concretamente uma estátua que “fala”. A estátua pretende retratar uma mulher jovem, dos anos 70, que vivenciou a Revolução do 25 de abril de 1974. Estará sentada num banco de jardim, junto ao Parque Infantil Santos Francisca e Jacinta, em Fátima, com um livro aberto, que terá escrito o poema de Jorge Sena “A Cor da Liberdade”.
O projeto vencedor do escalão secundário foi “50 memórias, 50 histórias”, que visa criar um livro com 50 histórias, recolhidas e registadas pelos alunos a partir da conversa/entrevista a familiares, amigos ou vizinhos que tenham vivido o 25 de abril de 1974. A participação nesta recolha de memórias será aberta a todas as escolas do concelho de Ourém e aproximará, com certeza, diferentes gerações, para além de se promover o gosto pela escrita e, posteriormente, pela leitura.
A iniciativa da AJO que tem como principal objetivo motivar e desenvolver competências nos jovens para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais. Pela importância, interesse e dinâmica que este projeto nas suas edições é justo reconhecer e agradecer o trabalho que tem sido desenvolvido junto dos nossos jovens.
Caso seja aprovado, o teor deste voto deve ser dado conhecimento à “Assembleia Municipal de Ourém”.
Eleições Legislativas 2024
Declaração
No passado dia 3 e 10 de março, decorreu mais um ato eleitoral referente às eleições legislativas, após o ciclo governativo de maioria absoluta do Partido Socialista, atribuído pelos portugueses nas eleições de 2022, ter sido interrompido.
É devida uma primeira nota de saudação aos Oureenses, pela mobilização e participação neste momento relevante da nossa cidadania ativa, pois que, em linha do que aconteceu no país, traduziu-se numa redução da taxa de abstenção no concelho de Ourém fixando-se nos 34%, bastante longe da taxa registada em 2022 com 42,83%, um sinal sempre importante para a credibilização das instituições e dos valores democráticos.
Uma outra palavra é devida a todos os membros das mesas e delegados dos partidos políticos e funcionários dos serviços municipais que se envolveram de modo muito particular na condução dos trabalhos durante o ato eleitoral, assegurando toda a normalidade durante o mesmo, sendo por isso devida uma palavra de agradecimento a todos.
Apesar de ainda faltar conhecer os resultados finais dos círculos da europa e fora da europa que serão decisivos para conhecer os resultados finais e a distribuição final dos mandatos na assembleia da república, no rescaldo da noite eleitoral de forma unanime, reconheceu-se a vitória à coligação Aliança Democrática, liderada pelo PSD e com apoio do CDS-PP e do PPM.
Envolvido num espírito democrático, quero cumprimentar o líder da Aliança Democrática pela vitória, desejando sinceramente que possa formar governo, apresentar um bom programa de governação para o país, tudo e sempre com vista a operar às mudanças necessárias no plano social e económico, nunca esquecendo as demais áreas setoriais que são igualmente vitais para colocar Portugal num plano de crescimento e desenvolvimento sustentado.
Se a nível nacional a coligação Aliança Democrática venceu as eleições legislativas com 29,49%, no concelho de Ourém esta foi a vencedora de forma bem evidente, com 45,57%. O Partido Socialista passou de segunda para terceira força política no concelho, perdendo mais de 11% da votação, correspondendo a mais de 2000 votos perdidos. Em segundo lugar, ficou o partido Chega com 23,42%, registando os restantes partidos percentagens residuais, pelo que é relevante indicar que da Aliança Democrática para a direita, fixa-se 75% dos votos contabilizados no concelho de Ourém, o que vem demonstrar uma vontade de mudança no nosso território.
Por último lugar, é devida uma palavra especial para o Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, que agora se viu renovado também nas funções de deputado da nação. O concelho de Ourém continua assim representado na Assembleia da República o que nos fortalece no panorama regional e nacional para solucionar os inúmeros problemas dos nossos concidadãos Oureenses.