EN FR PT ES

Projeto “Rota das Azenhas – 1.ª fase” aprovado em Reunião da Câmara

20 Abril, 2021

O projeto da Rota das Azenhas, aprovado na reunião da câmara de 19 de abril, contempla um percurso pedestre a desenvolver ao longo da Ribeira da Aldeia Nova e a Ribeira do Olival, ligando o Parque de Merendas do Olival à fonte da Conceição, numa primeira fase. Este percurso pedestre pretende potenciar a visitação, contemplando a valorização do património paisagístico, natural e cultural, através da aproximação de elementos como as antigas azenhas, levadas, linhas de água e vegetação natural associada, assim como uma inevitável componente pedagógica e de envolvimento do utilizados nos contexto rural, hídrico e patrimonial.

Esta primeira fase da Rota das Azenhas tem uma área de 10500 m2 e uma extensão aproximada de 400 metros, num ponto de partida formal no Parque de Merendas de Olival. Ainda incluído no mesmo projeto está contemplada a requalificação do Parque de Merendas do Olival através da formalização de um percurso pedonal e ciclável entre a Junta de Freguesia e o Rancho Folclórico, enriquecido com mobiliário Urbano e sinalética referente ao percurso pedestre e pontos visitáveis.

Ainda inserido no mesmo âmbito, está contemplado um percurso secundário junto ao lago, com pequenas áreas de estadia para possibilitar a contemplação e o usufruto deste elemento hídrico e envolvência potenciada pela requalificação das margens com técnicas de engenharia natural.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados