EN FR PT ES

Presidente da Câmara realizou novo balanço sobre a Covid-19 em Ourém

14 Abril, 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, efetuou um ponto de situação sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 no nosso concelho no dia 13 de abril, momento onde indicou as medidas entretanto adotadas e em constante atualização, assumidas pelo Município para fazer face à propagação desta pandemia.

O responsável máximo da autarquia confirmou a disponibilidade imediata, de acordo com o Plano Municipal de Operações definido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de um hospital de campanha instalado no Santuário de Fátima, devidamente equipado e preparado para acolher casos suspeitos de Covid-19. Foi também confirmada a existência de 300 camas destinadas àqueles que necessitem de um local de internamento e/ou acolhimento, em vários locais devidamente identificados no concelho de Ourém. Se existir necessidade de acolher e/ou isolar um grupo de pessoas, o Município tem preparados os Pavilhões do Pinheiro, do Caneiro e as instalações do Centro Desportivo de Fátima para esse fim, com todas as condições necessárias e exigíveis nesta situação. O responsável máximo da Câmara Municipal confirmou ainda a existência de locais de apoio dirigidos única e exclusivamente a profissionais de saúde, que estão, tal como as restantes infraestruturas indicadas, disponíveis para dar as respostas necessárias a qualquer momento.

O ponto de situação apresentado por Luís Miguel Albuquerque incidiu também nos apoios dirigidos à comunidade escolar e em específico aos alunos mais vulneráveis que, apesar do retorno às aulas não presencial, não reúnem as condições necessárias para aceder aos conteúdos disponibilizados pelo estabelecimento de ensino e assim prosseguir, dentro da normalidade possível, o seu percurso escolar. Neste contexto, o Presidente da Câmara anunciou o alargamento da disponibilização de refeições aos alunos com escalão B (a medida já estava em vigor para todos os alunos com escalão A) e a cedência de 315 equipamentos informáticos a todos os alunos que não dispõe de computador pessoal (de acordo com o levantamento realizado pelos Agrupamentos de Escolas concelhios). Destes 315 computadores, a Câmara Municipal já tem em sua posse 175 e os restantes estão em fase de aquisição numa parceria definida com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Luís Miguel Albuquerque comunicou ainda a disponibilização de 232 hotspots de acesso à Internet, numa cedência de 3 meses que permitirá o acesso de todos os alunos do concelho de Ourém aos conteúdos programáticos do ano letivo que se encontram a frequentar.

Este balanço permitiu confirmar a entrega, no próximo dia 15 de abril, de 6000 máscaras e luvas de proteção às IPSS’s concelhias e a concretização de uma adenda ao Cartão Abem que possibilitará uma maior abrangência no acesso aos apoios para aquisição de medicamentos. Luís Miguel Albuquerque finalizou este ponto de situação com a informação de que os formulários de acesso aos apoios municipais no âmbito da Covid-19 já estão há alguns dias disponíveis em www.ourem.pt/covid-19/ e são já vários os munícipes que submeteram os seus requerimentos, estando a autarquia a analisar todos os dados para uma resposta o mais rápida e eficaz possível.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados