EN FR PT ES

Município vai apoiar projetos de Creches em Freixianda, Espite e Matas

18 Junho, 2024

A Câmara Municipal de Ourém aprovou três propostas de protocolo, submetidas a apreciação na reunião de 17 de junho, que visam apoiar a ampliação ou construção de Creches em Freixianda, Espite e Matas. Além da aprovação do financiamento camarário para a consolidação destas respostas sociais na infância, a autarquia validou também a proposta de apoio para alargamento da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social de Matas.

O protocolo dirigido ao Centro Social Paroquial de Freixianda tem por objetivo apoiar a ampliação da sua Creche, disponibilizando novas vagas e melhorando as respostas sociais da freguesia. A instituição viu a sua candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) aprovada e o Município vai comparticipar parte do valor não elegível, já que as receitas da entidade não são suficientes para a prossecução do investimento a realizar.

Foi também aprovada a proposta de protocolo que vai apoiar a construção da Creche do Centro Social Paroquial de São João Batista, em Espite, permitindo a disponibilização de 42 vagas para as crianças existentes na comunidade. Após a aprovação do financiamento disponibilizado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a Câmara Municipal vai disponibilizar um apoio fundamental para a concretização deste projeto.

Por fim, a Câmara Municipal aprovou ainda o protocolo que vai apoiar a criação da nova valência de Creche e o alargamento da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social de Matas. Além das respostas sociais dirigidas à terceira idade, a instituição pretende alargar as respostas dirigidas à infância com a disponibilização de uma Creche para a comunidade. Neste sentido, a autarquia vai financiar parte da componente não elegível da candidatura aprovada no âmbito do PRR para a criação da valência de Creche, e vai também apoiar o projeto de alargamento da ERPI do Centro Social de Matas para 29 camas, iniciativa que não conta com qualquer apoio estatal.

A aprovação destes protocolos visa responder a uma carência identificada no concelho, com a disponibilização de novas vagas em Creche para a infância. Os protocolos aprovados por unanimidade na reunião de 17 de junho vão agora ser submetidos a apreciação da próxima Assembleia Municipal de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados