EN FR PT ES

Município de Ourém aprovou criação de “AIGP”

2 Março, 2021

Foi aprovada, na reunião de Câmara de 1 de março, a proposta de criação de uma “Área Integrada de Gestão da Paisagem” (AIGP) nas freguesias Norte de Ourém.
As AIGP visam aumentar a resiliência e diminuir a vulnerabilidade existente dos principais territórios sujeitos a elevada perigosidade de incêndio, criando possibilidades de desenvolvimento mais sustentáveis.

Em concreto, com a delimitação proposta para a AIGP, passaram a fazer parte dos territórios vulneráveis a totalidade das Freguesias de Urqueira e Espite e parcialmente as Uniões de freguesia de Matas e Cercal, Gondemaria e Olival, Rio de Couros e Casal de Bernardos e Freixianda, Ribeira do Fário e Formigais, correspondente a uma área aproximada de 12.962 Hectares.

Luís Miguel Albuquerque referiu a pertinência da criação da AIGP, afirmando que “no futuro poderemos intervir nesta área florestal recorrendo a fundos comunitários (…) será uma oportunidade para recuperar as zonas onde decorreram os incêndios de 2017, onde é preciso intervir, mas para isso, é preciso ter acesso a fundos comunitários”, exemplificando que a intervenção poderá passar pela “reflorestação, abertura de caminhos e aproveitamento de biomassa”.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados