EN FR PT ES

IX IWRT – Workshops Internacionais de Turismo Religioso em Fátima

24 Junho, 2021

Encontra-se a decorrer a nona edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciativa que é apresentada ao Mundo ao partir de Fátima e que assume pela primeira vez um formato virtual.

O evento com organização da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e o apoio da Câmara Municipal de Ourém, Câmara Municipal da Guarda, Turismo do Centro e Turismo de Portugal, teve início esta manhã com uma sessão de abertura que contou com a participação do Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, Purificação Reis, Presidente da ACISO, Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020, Anabela Freitas, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal de Guarda e o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

Neste momento, Luís Miguel Albuquerque teve oportunidade de realçar a resiliência da organização do evento que, apesar das contrariedades impostas pelo contexto pandémico, não desistiu e encontrou soluções adequadas para a concretização da iniciativa. O Presidente realçou também a importância deste evento “como uma ferramenta absolutamente determinante para a promoção de Fátima, do Município de Ourém, da nossa região e do próprio país, ajudando a projetar a nossa imagem a nível internacional”. Neste contexto, enunciou algumas infraestruturas e pontos de interesse que têm sido valorizados enquanto elementos turísticos e não só, além de enfatizar o que tem sido feito no concelho no que concerne ao combate à propagação da Covid-19, tornado o Município de Ourém um território seguro e apto para receber turistas. O autarca sublinhou ainda a necessidade de continuar a desenvolver estratégias que prolonguem a estadia do turista, “aumentando o número de pernoitas e contribuindo para a retoma do setor e o desenvolvimento da região”.

Os IX IWRT – Workshops Internacionais de Turismo Religioso em Fátima tiveram continuidade com um painel dedicado ao destino convidado desta edição (Rio de Janeiro) e ainda um debate com diferentes oradores sobre “Caminhar em Peregrinação – Rotas e Percursos”. O programa da manhã contou também com uma apresentação do oureense João Heitor subordinada ao livro da sua autoria “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima” e a sessão de encerramento ficou a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso continuam a decorrer durante esta tarde com a realização de um seminário com vários intervenientes e com as reuniões “One to One” que têm continuidade no dia de amanhã. O evento tem transmissão online e em direto no link https://www.iwrt.pt/pt/streaming e para mais informações pode consultar www.iwrt.pt.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados