EN FR PT ES

Festa do Livro de Ourém – 04 de Maio

5 Maio, 2022

A 5ª. edição da Festa do Livro de Ourém trouxe a autora Inês Barata Raposo ao encontro da comunidade escolar concelhia, na manhã de 4 de maio, na Sala Estúdio do TMO.

Nesta atividade pensada especificamente para o 3º. ciclo, a autora trocou impressões com os alunos participantes relativamente à obra “Coisas que acontecem”, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, vencedor do Prémio Literário Tabula Rasa e do Prémio Branquinho da Fonseca.

A autora desafiou os participantes a lerem excertos do livro, narrado na primeira pessoa ao estilo de um diário de uma adolescente anónima, que aborda temas característicos dessa faixa etária: as amizades, os sonhos, os amores, dúvidas e desilusões, entre muitos outros. A ação central decorre na “Cidade Mais Bege”, onde quase nada acontece, e acompanha os pensamentos galopantes da personagem, tudo isto complementado com as ilustrações irónicas de Susa Monteiro.

No decorrer da sessão, a autora falou da sua própria experiência enquanto escritora, abordou tópicos como o processo criativo e respondeu às questões colocadas pelos alunos, numa manhã interativa dedicada à leitura.

A partir das 21h30, a ação passou para a Caixa de Palco do TMO que acolheu um encontro com vários autores do concelho de Ourém, nomeadamente Joana Calado, João Caldeira Heitor, Luísa Paisana e João Pedro Coutinho.

Esta iniciativa reuniu muito público que teve a oportunidade de conhecer de forma mais profunda as obras e os percursos destes autores oureenses, num registo descontraído e informal onde, mais do que apresentações, estabeleceram-se diálogos sobre processos de escrita e ilustração, entre outras curiosidades.

A sessão foi dirigida por Filipe Baptista, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, e permitiu dar a conhecer um pouco mais das obras “As Costas de um Anjo”, da autoria de Joana Calado, “Ary, o Passarinho da Liberdade” de João Caldeira Heitor, Poesia I e Poesia II de Luísa Paisana e, por fim, “Os Dias de um Traço”, com ilustrações de João Pedro Coutinho.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados