EN FR PT ES

Executivo Municipal realizou périplo por obras em curso no concelho

19 Setembro, 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, acompanhado do restante Executivo Municipal, dedicou esta terça-feira a um vasto conjunto de obras que se encontram em curso ou finalizadas no Município de Ourém, com a realização de uma visita para apurar e discutir com os diferentes intervenientes o seu ponto de situação.

Nas Freguesias de Seiça, Alburitel, Nossa Senhora das Misericórdias, Fátima, Atouguia e Nossa Senhora da Piedade, muitas foram as empreitadas visitadas, projetos que significam um investimento global de sensivelmente 9 milhões e 215 mil euros.

O périplo teve início com uma visita à empreitada de requalificação do espaço envolvente da Casa Mortuária de Seiça, projeto que decorre a bom ritmo e que representa um investimento de 220 mil euros. Após a inauguração da Casa Mortuária em 2021, projeto que também contou com apoio municipal, estão agora a ser concretizadas as obras necessárias para dignificar a área envolvente deste importante espaço para toda a comunidade.

Seguiu-se uma visita às obras de reabilitação viária do Beco dos Silvas e do troço de bermas perpendiculares na EN 113, na Freguesia de Alburitel, empreitada que implicou um investimento de quase 63 mil euros e que pretende corrigir problemas identificados há vários anos, em prol da segurança de automobilistas e peões.

Ainda na Freguesia de Alburitel, mas na localidade de Toucinhos, já é possível apreciar o ponto de água de grande capacidade aqui construído e que constitui um apoio determinante no combate a incêndios rurais. A construção destes reservatórios de água insere-se no projeto municipal de expansão deste tipo de equipamentos um pouco por todo o concelho e representa um investimento superior a 147 mil euros.

Já na Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, em Sobral, o Executivo visitou outro ponto de água em construção, a que se seguiu uma passagem por um conjunto de ruas recentemente reabilitadas que se estendem até à Freguesia de Atouguia (Casal Branco e Zambujal). Estas requalificações beneficiam a circulação rodoviária e pedonal, num pacote de investimentos de quase 495 mil euros.

Seguidamente, a comitiva deslocou-se para a Freguesia de Fátima onde avaliou a progressão de uma obra há muito desejada: a requalificação da Estrada de Minde. Com a intervenção a decorrer num troço de aproximadamente 4 km, esta empreitada vai reabilitar um dos principais acessos à Cidade de Fátima que anualmente recebe milhares de peregrinos oriundos do sul do país, dotando esta via de todas as infraestruturas necessárias. O Presidente da Câmara assegurou que após este investimento municipal de sensivelmente 3 milhões e 226 mil euros, o objetivo será prolongar a intervenção nesta via até ao limite do concelho.

A obra já praticamente finalizada que se seguiu foi a requalificação urbana de Aljustrel, projeto que significou a substituição do piso existente e a reposição de toda a calçada, para além da redefinição de todas as estruturas de iluminação pública, instalação elétrica, telecomunicações, redes pluviais e mobiliário urbano. Um investimento superior a 447 mil euros que contempla a reabilitação do parque de estacionamento existente em Aljustrel, proporcionando novas condições de acesso e visitação aos milhares de turistas que diariamente visitam a casa dos Pastorinhos e a aldeia de Aljustrel.

Ainda na Freguesia de Fátima, o Executivo Municipal avaliou também a conclusão da necessária requalificação realizada na Rua das Vagens, empreitada avaliada em quase 120 mil euros.

Novamente na Freguesia de Atouguia, mais precisamente em Escandarão, foi possível verificar a instalação de mais um ponto de água destinado ao combate a incêndios rurais e depois realizou-se uma visita ao novo Centro Escolar de Atouguia, projeto que resultou da reconversão do Jardim de Infância já existente. A obra contemplou a construção de um novo edifício para instalação da Escola Básica do 1º Ciclo e a reabilitação do edifício existente para corrigir diversas patologias e melhorar a sua eficiência energética, num investimento de sensivelmente 1 milhão e 145 mil euros. Apesar de já acolher alunos neste novo ano escolar, a inauguração oficial do Centro Escolar de Atouguia vai decorrer no próximo mês de outubro, na presença do Ministro da Educação, João Costa.

De regresso à Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o Executivo Municipal visitou em primeiro lugar a requalificação urbana que iniciou na Rua Tenente Coronel Moreira Lopes e num troço da Rua Teófilo Braga, corrigindo as várias deficiências desta importante via de acesso ao centro da Cidade de Ourém. A empreitada vai resultar na criação de passeios, na pavimentação da estrada, na instalação de equipamento urbano, iluminação pública e na substituição das infraestruturas de subsolo, entre outros trabalhos, num investimento público de quase 375 mil euros.

Por fim, foi abordada a recente requalificação das Ruas Dr. Neves Eliseu e Dr. Francisco Sá Carneiro, projeto estruturante para a Cidade que significou um investimento na ordem dos 2 milhões e 375 mil euros e o périplo encerrou com uma visita às Piscinas Municipais de Ourém. Aqui foram avaliados os trabalhos desenvolvidos na implementação de medidas de eficiência energética, assim como a requalificação da cobertura e estrutura metálica do edifício. A intervenção, distribuída por dois lotes, representa um investimento superior a 570 mil euros e dota a infraestrutura dos requisitos em vigor no que diz respeito às medidas de eficiência energética, proporcionando mais conforto e segurança aos seus utilizadores.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados