EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 05 de junho

6 Junho, 2023

No período antes da Ordem do Dia da Reunião da Câmara Municipal de 05 de junho foram apresentadas várias comunicações de temas relevantes da atualidade oureense, que aqui transcrevemos na íntegra.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – 50 ANOS DO CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DE CAXARIAS 

É com elevada estima, respeito e consideração que o Município de Ourém apresenta ao Centro de Cultura e Desporto de Caxarias (CCDC), votos de sinceras felicitações pela comemoração do seu 50.º aniversário, celebrados a 23 de maio de 2023, reconhecendo a competência da associação na formação e promoção da atividade desportiva e cultural e a sua aptidão para a coesão social e desenvolvimento comunitário no território.

A data foi celebrada com a realização de uma gala que decorreu no dia 27 de maio, no Centro Municipal de Exposições, durante a qual o Município de Ourém recebeu honrosamente uma homenagem da parte da associação, distinção que muito nos prestigia e enaltece, pelo que, apresentamos ao Centro de Cultura e Desporto de Caxarias o nosso mais profundo e sincero agradecimento.

Desde 1973, aquando da sua fundação, cada vez mais o CCDC tem vindo a destacar-se pelo seu papel dinamizador, agregador, cultural, recreativo e até social perante os seus associados e a comunidade em geral da Vila de Caxarias, tendo por base a sua missão e os princípios pelos quais se rege, e que vão desde a fomentação da prática desportiva, à formação de jovens, nomeadamente na área desportiva sempre com responsabilidade social e pessoal, a promoção e prática de atividades desportivas federadas através da participação a nível distrital, nacional e internacional. Destaca-se, agora, muito recentemente a participação da equipa de footgolfe no mundial da modalidade disputado em Orlando, nos Estados Unidos.

Atualmente, o CCDC proporciona a prática desportiva a mais de cem atletas, colocando ao dispor dos praticantes quatro modalidades.

 

DECLARAÇÃO – ASSOCIAÇÃO SHRINES OF EUROPE APOSTA NAS ROTAS CULTURAIS

Após representação do Município na Assembleia-Geral da Associação Shrines of Europe, deslocação de 26 a 29 de maio, na cidade de Czestochowa, Polónia, é com satisfação que o Executivo Municipal vê o desenvolvimento do projeto Shrines of Europe.

Assumindo Ourém a presidência da Associação desde a sua fundação, em dezembro de 2020, num mandado de três anos (até 2024), o Presidente da Câmara Luís Miguel Albuquerque, liderou a Assembleia-Geral da Associação que contou com a representação de todos os municípios: Altoetting (Alemanha), Czestochowa (Polónia), Eisiedeln (Suíça), Loreto (Itália), Lourdes (França) e Mariazell (Austria) e Ourém (Portugal). Esta Assembleia possibilitou o balanço do trabalho realizado, entre eles a apresentação dos suportes digitais de divulgação e promoção da Associação, nomeadamente o seu website: www.shrines-of-europe.com  e redes sociais (Facebook e instagram).

Nesta Assembleia foi aprovada a decisão de se avançar com a efetiva constituição de uma rede científica e de conhecimento, nesta fase liderada pelo Prof. Carlos Costa da Universidade de Aveiro. Cabe ao Municipio de Ourém conduzir este processo juntamente com o Município de Altoetting.

De salientar igualmente a elevada qualidade do Festival Cultural Shrines of Europe organizado pelo Município de Czestochowa e que contou com o apoio da Associação Shrines of Europe. Numa votação unânime, foi aprovada a realização da edição de 2024 em Ourém no próximo mês de junho.

Este encontro de Czestochowa constituiu mais um passo na consolidação de um projeto de parceria, com ambição, com estratégia de futuro assente na constituição de uma rede de parceria ao nível cultural e da promoção das cidades-santuário parceiras.

Assim, cumpre-nos continuar com este empenho e trabalho ambicionando a construção de uma reconhecida boa prática europeia que possa ser reconhecida como Rota Cultural pelo Instituto Europeu das Rotas Culturais.

Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque

 

DECLARAÇÃO – 2.º ANIVERSÁRIO DO TEATRO MUNICIPAL DE OURÉM

O Teatro Municipal de Ourém celebrou no passado dia 02 de junho o seu 2.º aniversário. Este segundo ano veio afirmar-se e consolidar a missão a que se propôs continuamente, enquanto equipamento cultural, levando-o a apresentar, produzir e coproduzir, acolher e a criar projetos artísticos, pedagógicos e de caráter profissional, promovendo a formação, a mediação, a capacitação, o envolvimento e a fidelização dos mais diversos públicos, desde bebés à população de idade maior, bem como pessoas com necessidades educativas especiais.

Através do TMO oferta e programação cultural tornou-se um desígnio regular e contínuo perante o concelho e toda a região, através de um programa vasto que trouxe grandes nomes nacionais na área da música, como Carminho e Adriana Calcanhoto, na área do teatro, veja-se o caso do Teatro Meridional, e o Teatro Nacional D. Maria II, consolidando-se no acolhimento de projetos/espetáculos que integravam o programa ODISSEIA NACIONAL ou na área da dança, como por exemplo a Companhia Paulo Ribeiro. Durante este ano foram promovidas e desenvolvidas ações de programação artística e cultural, que potenciaram o desenvolvimento social, que valorizaram as pessoas, gerando melhores oportunidades sociais e promovendo a inclusão social por via da arte e cultura.

Com a realização de projetos artísticos que potenciaram a implementação de políticas culturais de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais o TMO levou a fruição da cultura para além da cidade de Ourém, por forma a abranger um maior número possível de oureenses ao mesmo tempo que promoveu a participação ativa de inúmeros agentes culturais, da comunidade educativa, das instituições e agentes responsáveis pelo trabalho de acessibilidades, inclusão e integração.

Depois da sua acreditação que lhe permitiu integrar a RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e consequente apoio à programação pela DGArtes, também lhe possibilitou uma candidatura vencedora no âmbito do PRR – Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais na medida Aquisição de Equipamento de Projeção Digital de Cinema e de Vídeo, Imagem e Tecnologia para Cineteatros e Centros de Artes Contemporânea Públicos e que ganhou.

O TMO tornou-se uma referência tanto na região, como a nível nacional, como um caso de boas práticas em várias vertentes, tais como na programação que apresenta e nos projetos que cria, produz e media, e continua a ter como premissa futura e cada vez mais, ser um agregador de sinergias, para pensar, para conceber e implementar projetos que possam ser uma mais valia na vida de toda a comunidade.  Parabéns TMO!

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – PRÉMIOS APOM 2023

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM), da qual o Municipio de Ourém é associado, visa agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM no seu estatuto, promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a compõem e ainda realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

Todos os anos esta entidade promove os Prémios APOM, que distingue todos os anos os melhores nas áreas da museologia, premiando a visão e a missão dos Museus como lugares em que o tempo se transforma em espaço. Assim, tendo sido atribuído na edição de 2023 dois prémios que muito orgulham o concelho de Ourém, o Prémio Edições ao Museu do Santuário de Fátima com “Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima. As joias e a bala” e o Prémio Trabalho Jornalístico a Gonçalo Cardoso e à Rádio ABC Portugal, pelo programa “Museus e Companhia”. Este prémio é da responsabilidade do Júri da Associação Portuguesa de Museologia, não sendo resultado de uma candidatura, e que visa distinguir trabalhos dos órgãos da comunicação social que promovam e divulguem o acervo e as atividades das instituições museológicas.

Vice-Presidente da Câmara Municipal, Isabel Costa

 

DECLARAÇÃO – QUINTA DO MONTALTO MAIS UMA VEZ RECONHECIDA INTERCIONALMENTE 

Nas mãos da família desde há 5 gerações, a Quinta do Montalto, localizada na União de Freguesias de Olival e Gondemaria, desenvolve a sua atividade nos 50 hectares de vinha, olival, pomar e floresta que dispõe.

Da exploração vinícola, fruto da qualidade dos solos e dos métodos de produção únicos, resultam vinhos que alcançam a Denominação de Origem Encostas D’Aire. Estes vinhos misturam modernidade e tradição, assentes numa grande variedade de castas, sendo a Aragonez e a Fernão Pires as mais representativas das uvas tintas e brancas, respetivamente.

Merece especial destaque a contínua e determinada aposta na produção do Vinho Medieval de Ourém. A Quinta do Montalto, assume-se hoje como um verdadeiro Embaixador deste vinho único e um dos principais produtos locais emblemáticos do Município.

Fruto da estratégia de qualificação dos seus vinhos, a Quinta do Montalto acaba de conquistar a medalha de Ouro para o Vinho Medieval da colheita de 2022 no concurso Catavinum World Wine & Spirits Competition, realizado em Espanha no passado mês de maio.

Conforme refere a Quinta do Montalto na sua página oficial sobre este vinho: “produzido num ano extremamente difícil em que a maioria dos mostos eram desequilibrados, esta medalha vem comprovar o claro sucesso do método aprendido com os Monges de Cister no século XII, processo esse que está em perfeita sintonia com o nosso terroir”.

Assim, face a este merecido prémio, considera-se de felicitar a Quinta do Montalto pelo profissionalismo, empenho e dedicação na criação dos seus vinhos, acreditando no Vinho Medieval de Ourém, promovendo-o além fronteiras e colocando-o ao dispor de novos públicos internacionais.

 

DECLARAÇÃO – ATRIBUIÇÃO DA BANDEIRA E SELO DE MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE, QUATRO ESTRELAS

O Município de Ourém foi agraciado com a bandeira e selo de Município Amigo da Juventude, quatro estrelas, atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), no passado dia 26 de maio, durante o III Encontro de Municípios Amigos da Juventude. Num universo total de 161 municípios associados da FNAJ, Ourém foi um dos 61 distinguidos com a categoria quatro estrelas, por ter conseguido cumprir sete dos nove critérios em avaliação.

O evento, que decorreu em Pinhel, tem como pressupostos a partilha de boas práticas municipais e de reflexão conjunta sobre a co-criação, co-gestão e co-execução de políticas locais de juventude.

Esta distinção premeia o trabalho e a dinâmica que temos demonstrado no âmbito do associativismo e juventude, mediante a implementação de medidas de apoio, criadas com o intuito da promoção e valorização da vida associativa.

O Encontro contou com a presença 80 presidentes e vereadores de autarquias do continente e ilhas, 218 técnicos municipais e jovens, num total de cerca de 300 participantes, simbolizando a importância que os municípios atribuem à promoção de políticas locais de juventude.

A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens.

Vereador da Câmara Municipal, Rui Vital

 

DECLARAÇÃO – FESTA DA CRIANÇA 2023

A Festa da Criança promovida pelo Município de Ourém e dinamizada pela Divisão de Educação decorreu entre os dias 29, 30 e 31 de maio no Centro Municipal de Exposições de Ourém, no Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão, no Parque da Cidade António Teixeira, na sede da PSP e no Teatro Municipal.

A iniciativa teve como público alvo mais de 3500 crianças e alunos dos 3 aos 10 anos, que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º CEB do Concelho.

A iniciativa pretendeu proporcionar momentos de alegria e convívio, onde os mais pequenos tiveram oportunidade de desfrutar de atividades educativas, numa data que assinala o Dia Mundial da Criança, efeméride que realça a importância dos direitos e bem-estar da criança.

O programa da Festa da Criança integrou diversificadas atividades lúdico-pedagógicas que foram realizadas em diferentes espaços e áreas de interesse dos mais pequenos, nomeadamente:

  • Planetário – atividade mais direcionada para os alunos do 1.º CEB;
  • Oficina de Culinária promovido por técnicas da Divisão de Educação do Município;
  • Oficina “Ourém quer-te bem” dinamizada pela Divisão de Empreendorismo e Turismo e direcionada para o conhecimento da História do Concelho;
  • ACP Kids – Segurança Rodoviária;
  • Participação das várias corporações de Bombeiros do Concelho;
  • Colaboração da GNR com atividades diferenciadas;
  • Participação da Polícia de Segurança Pública de Ourém;
  • Carrinhos a Pedais – atividade no exterior;
  • Atividades promovidas pela BE Water – Pinturas faciais e peça de teatro alusiva ao tema do ambiente;
  • Peça de Teatro no TMO “Circo Contemporâneo”;
  • Diversos insufláveis com temas diferenciados.

Os objetivos desta Festa da Criança foram claramente concretizados, evidenciados pelo enorme entusiamo e envolvimento da comunidade educativa.

Para o sucesso desse evento foi determinante a atuação dos recursos humanos afetos a várias equipas da Câmara Municipal, pelo que o Município de Ourém expressa um voto de reconhecimento pelo sucesso alcançado e pelo empenho de todos no sucesso da iniciativa.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – ARABESQUE – ACADEMIA DE DANÇA

Entre os dias 11 e 14 de maio decorreu a final do Dance Open America Grand Prix, uma competição internacional de dança que decorre anualmente em Miami e que contou com a participação de quatro alunos do ensino artístico em dança da Arabesque.

O apuramento para esta prestigiada competição aconteceu no Adagio – Encontro Internacional de Dança, onde as coreografias com maior classificação atribuída garantiam um acesso direto para esta final nos Estados Unidos da América, tendo estes quatro alunos uma participação muito honrosa, conquistando os lugares em pódio nos seus escalões.

Valentim Matias (14 anos) conquistou o 1.º lugar nos solos de estilo clássico e contemporâneo, David Anagnoste (13 anos) conquistou o 2.º lugar, também em ambos os estilos, João Sousa (12 anos) o 3.º lugar e ainda Rita Ferreira (11 anos) classificada no Top 20 dos solos clássico e contemporâneo.

No último dia, os alunos a convite do júri tiveram ainda oportunidade de dançar na Gala Final, com a apresentação do solo clássico “Paquita” interpretado pelo Valentim Matias, e a coreografia “Pasde Trois Fairy Doll” interpretada pela Rita Ferreira, João Sousa e David Anagnoste que recebeu a distinção de Melhor Trio da competição.

Ainda de destacar os prémios especiais atribuídos a Valentim Matias com o “Joy of Dance Award” e à professora e diretora da Arabesque, Yolexis Santana o prémio “Outstanding instructor Award”.

Para a Arabesque – Academia de Dança é devido um voto de reconhecimento pela grande representação Oureense e pelos resultados obtidos nesta prova internacional, que muito prestigiam o nosso concelho.

Vereadora da Câmara Municipal, Micaela Durão

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados