EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara – 18 de Setembro

19 Setembro, 2023

Na Reunião de Câmara de 18 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque expôs uma declaração dedicada ao Festival de Setembro, evento que decorreu entre 8 e 10 de setembro e cujo regresso significou um êxito no envolvimento da comunidade e na afluência de visitantes. A Vereadora Micaela Durão também apresentou uma declaração, mas subordinada à abertura do ano letivo no concelho de Ourém, salientando a importância e a adesão à iniciativa camarária que assinalou o novo ano escolar e que reuniu docentes e não docentes.
Disponibilizamos aqui e na íntegra as declarações apresentadas:

DECLARAÇÃO – FESTIVAL DE SETEMBRO

“Nos passados dias 8, 9 e 10 de setembro, seis anos depois da última edição, o Festival de Setembro regressou à Vila Medieval de Ourém.
O Festival teve início na sexta-feira, dia 8 de setembro, com uma sessão de abertura que decorreu no Auditório do Paço dos Condes, a qual contou com a ilustre presença de sua Excelência, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, da representante do Observatório da Emigração, Cláudia Pereira, do Alto Comissariado para as Migrações, Mário Ribeiro e do Centro em Rede de Emigração em Antropologia (CRIA), entre os demais convidados, seguindo-se um seminário subordinado ao tema; “Trajetórias da Emigração Portuguesa”.

Durante três dias, o Centro Histórico acolheu um conjunto de tertúlias, sessões musicais, sessões de cinema entra outras demais iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural. Inspirada no tema “Nós, migrantes”, esta edição parte das trajetórias da emigração Oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, a par de todos os outros destinos do mundo, para pensar novas conceções de lugar. Através de um cruzamento multidisciplinar em ambiente de festa e em cocriação com a comunidade local, o Festival idealiza e interpela as relações entre património, interculturalidade e produção de lugares renovados.

Este festival é um projeto verdadeiramente agregador de sinergias, fruto das muitas parcerias estabelecidas, tais como com o Observatório das Migrações, o Alto Comissariado das Migrações e o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e apresentou-se como um fundamento para uma melhor reflexão sobre as memórias e o legado de quem migra. Foi também mote para, mais uma vez, a partir da valorização do património, da história, da identidade e da inclusão apostar na verdadeira valorização da cidadania e na participação da comunidade como são disso exemplo:

a. estruturas de apoio a pessoas idosas e IPSS que permitiram aos seus utentes assumirem um papel de protagonistas na cenografia da Vila Medieval, e para serem testemunhos vivos através da partilha de lembranças e impressões das suas experiências de viagem;
b. coletividades e outras estruturas que dinamizaram e promoveram sabores gastronómicos a partir de França, Inglaterra, Brasil, Angola e Moçambique;
c. criação de um banco de voluntariado para que jovens ourienses pudessem experienciar nos bastidores a verdadeira matriz e essência do projeto;
d. coletividades que, a partir das suas valências de dança, de música ou de teatro, proporcionaram momentos de fruição de qualidade, a par de momentos culturais apresentados por estruturas profissionais;

A edição de 2023 do Festival de setembro, regressou num cenário melhorado tendo em conta as obras de requalificação do Castelo e do Paço dos Condes e que permitem condições de acessibilidade e visitação sem precedentes, tendo sido notada uma forte afluência ao festival, na ordem das centenas de pessoas.
Diante do sucesso da iniciativa, que deve orgulhar todos os ourienses, o Município de Ourém congratula-se com o regresso do festival de setembro e expressa um sentido agradecimento a todos os envolvidos, nomeadamente à Vereadora Isabel Costa, às Divisões de Cultura e Turismo e demais serviços municipais envolvidos, bem como a todas as coletividades e voluntários pelo seu envolvimento e dedicação que transformaram o Festival de setembro num verdadeiro êxito!”

 

DECLARAÇÃO | ABERTURA OFICIAL DO ANO ESCOLAR  2023/2024

O Município de Ourém promoveu no dia 6 de setembro a Abertura Oficial do Ano Letivo 2023/2024, destinada ao pessoal docente, na sala principal do Teatro Municipal de Ourém.

Esta iniciativa incidiu na temática – Desafios e Caminhos na Educação – e teve como objetivo dar as boas vindas aos docentes que trabalham no concelho de Ourém e que fazem das nossas escolas um espaço de afetos e aprendizagens, com vista ao sucesso educativo dos alunos deste Município.
O programa contou com a intervenção dos representantes oficiais do Centro de Formação de professores Os Templários, da Direção Geral dos Estabelecimentos escolares (DGEstE), e do Município de Ourém.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque deu as boas vindas a todos os docentes, aproveitando a oportunidade para desejar a todos um excelente ano letivo, reiterando o papel colaborativo do Município de Ourém com as organizações de ensino, em prol de uma educação de excelência no concelho.
A sessão contou com uma componente de formação com 3 conferências alusivas à temática definida, e teve como foco principal a abordagem de um conjunto de ações reflexivas sobre as intencionalidades pedagógicas, potenciadores de ambientes educativos inovadores.
O Município de Ourém prestou ainda uma homenagem aos docentes que se aposentaram no último ano letivo, destacando assim a importância do papel do professor, e simultaneamente agradecer o empenho e a dedicação ao longo de toda uma carreira profissional, em prol da formação humana dos alunos do concelho de Ourém.
No dia 5 de setembro foi a vez do pessoal não docente participar em diversas atividades lúdicas e desportivas no Parque Natureza do Agroal, onde foram recebidos pelo Presidente do Município e pela Vereadora da Educação.
No final das atividades, Luís Miguel Albuquerque reforçou o agradecimento a todos os assistentes operacionais que contribuem com empenho e dedicação para o bom funcionamento das escolas do concelho.
O Município de Ourém destaca a participação dos vários serviços do município na concretização dos dois eventos e propõe um voto de reconhecimento e agradecimento às diversas equipas intervenientes na organização, que tornaram possível o sucesso destas duas iniciativas”.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados