EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara – 17 de julho

18 Julho, 2023

Na reunião da Câmara Municipal de Ourém de 17 de julho, o Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou duas declarações: uma subordinada ao 90º aniversário da Freguesia de Atouguia e outra sobre o contrato recentemente celebrado no âmbito da linha “Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022”, que vai viabilizar um conjunto de intervenções de valorização turística no Parque Natureza e na Praia Fluvial do Agroal.

Disponibilizamos aqui e na íntegra as declarações apresentadas.

 

90º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DE ATOUGUIA

A Freguesia de Atouguia assinalou 90 anos de existência e promoveu no passado fim de semana o V Fim de Semana Cultural, evento que reuniu a comunidade local e evidenciou a cultura e história desta freguesia do concelho de Ourém.

Com 90 anos de história, a Freguesia assistiu a um franco desenvolvimento assente na implementação de indústria moderna e diversa, com especial incidência na transformação de madeiras, construção e obras públicas, conciliando-a com a tradição da vinha que reveste as encostas mais soalheiras e do azeite materializado por oliveiras e engenhos seculares.

Atouguia dispõe de várias infraestruturas sociais, instalações desportivas, parques e jardins de lazer, elementos que reforçam a qualidade de vida existente na Freguesia e que constituem incentivos ao bem-estar e dinamismo da comunidade.

Com a realização do V Fim de Semana Cultural, celebrou-se os 90 anos de Atouguia e foi promovido um salutar convívio que enaltece e valoriza a matriz cultural da freguesia, promovendo junto dos visitantes e de toda a comunidade o seu passado, mas também os projetos que a Freguesia de Atouguia tem em desenvolvimento para o seu futuro.

 

REGENERAR E VALORIZAR TERRITÓRIOS – INCÊNDIOS 2022 

O Concelho de Ourém integrou o primeiro conjunto de 8 contratos assinados ao abrigo da linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, medida de apoio exclusivamente destinada aos concelhos afetados pelos incêndios de 2022. Os contratos assinados disponibilizam um total de 4,5 milhões de euros destinados a financiar projetos em rede que visem o desenvolvimento de produtos turísticos, assim como a regeneração e revitalização dos ecossistemas e das comunidades. Estes projetos têm como fundamento o desenvolvimento de produtos turísticos endógenos e a implementação de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços turísticos.

A estratégia desenvolvida pelo Município de Ourém, em parceria com a ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima, visa a concretização de um modelo de desenvolvimento territorial sustentável, baseado na promoção da coesão territorial e na dinamização da economia, competitividade e internacionalização, num quadro de sustentabilidade ambiental e patrimonial. A operação “inspirAÇÃO: Ourém + verde” representa um investimento total de 596 903,24€ e irá contar com uma comparticipação de 437 822,05 € para a revitalização da zona norte do concelho, numa abordagem assente na valorização turística dos ativos naturais e paisagísticos diferenciadores do Agroal, dos quais fazem parte o Parque Natureza e a Praia Fluvial do Agroal.

Entre as várias medidas contantes do projeto agora aprovado, destaque para as ações de arborização com espécies autóctones no Parque Natureza do Agroal, para a recuperação das galerias ripícolas e combate das dissonâncias paisagísticas na envolvente dos Passadiços do Agroal. A candidatura prevê também a instalação de estruturas em madeira para a nidificação e observação de aves.

A candidatura “Ourém + verde” prevê também um conjunto de melhorias ao nível da Praia Fluvial do Agroal, como a criação de uma zona acessível a crianças com idade inferior a 8 anos e a pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que todos possam usufruir da piscina em plenas condições de segurança e de forma autónoma. Será também desenvolvido um percurso acessível que consistirá num passadiço com gradeamento ao longo da piscina de crianças e pessoas com mobilidade reduzida, contribuindo para a qualidade da experiência de visitação e para a atratividade da oferta turística. Está também prevista a instalação de um descarregador de fundo da piscina da praia, dimensionado com base nos descarregadores de superfície atualmente existentes, que facilitará a manutenção e os melhoramentos gerais da piscina, evitando a utilização de equipamentos pesados.

A implementação do projeto “Ourém + verde” permitirá preservar o património cultural e natural, ao desenvolver ações que visam a conservação da Natureza, a educação ambiental e a promoção da sustentabilidade em áreas determinantes como o turismo. Deste modo, o Município de Ourém promove uma estratégia colaborativa com os operadores turísticos e os turistas, com o objetivo de revitalizar o território e mitigar o potencial de risco e severidade dos incêndios, regenerando os ecossistemas e as comunidades essenciais para enriquecer a atividade turística.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados