EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara – 15 de janeiro

16 Janeiro, 2024

Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 15 de janeiro ficou marcada pela apresentação de três comunicações que transcrevemos na íntegra:

 

TUFO – DECLARAÇÃO

Iniciou-se hoje um projeto muito importante para todo o concelho, que permitirá melhorar a mobilidade de quem vive nas cidades de Ourém e de Fátima, mas também quem as visita por trabalho ou lazer.

O TUFO, Transportes Urbanos de Fátima e Ourém, representa um investimento de cerca de 800 mil euros, e é um exemplo relevante que o Município dá na procura pela descarbonização da economia, na promoção de um desenvolvimento mais sustentável.

É um investimento que nos responsabiliza a todos, à sociedade, que deve adequar os comportamentos e hábitos de consumo, na procura pela neutralidade carbónica.

Na cidade de Ourém o serviço será assegurado por uma viatura elétrica com capacidade para 38 pessoas, fazendo duas linhas, uma que visitará a Zona Industrial e uma outra que incluirá passagem pela Vila Medieval. Esta viatura, aos sábados e feriados, assegura o serviço entre as cidades de Ourém e Fátima.

Na cidade de Fátima o transporte é feito por uma viatura elétrica com capacidade para 63 pessoas, executando duas linhas urbanas, uma periférica à cidade e uma outra que fará o núcleo da mesma, incluindo os equipamentos escolares.

O Município desenvolveu uma APP onde é possível verificar as linhas efetuadas, horários e preços, estando a trabalhar também para que brevemente seja possível, nessa aplicação, verificar-se a posição do autocarro e, dessa forma, estimar-se o tempo de espera até a determinada paragem.

Até ao final do mês as viagens serão gratuitas, sendo que a partir do próximo mês terão um custo baixo, de forma a tornar este transporte o mais abrangente possível.

Ao longo da implementação do projeto o Município procurará melhorar o serviço, adequando-o às necessidades dos utentes, sabendo que, como referido, o sucesso do mesmo não será apenas e só um sucesso deste Executivo, mas antes de toda a comunidade que se mostra disponível para melhorar a mobilidade urbana e contribuir para um melhor ambiente.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 

NATAL EM OURÉM – DECLARAÇÃO

O Concelho de Ourém experienciou uma vez mais a magia do Natal, de forma especial!

Iluminação nas ruas, desfile com chegada do Pai Natal, mercadinhos de Natal, Casa do Pai Natal, exposições de Presépios, espetáculos e concertos diversos, deram mais cor e brilho às cidades de Ourém e Fátima e um pouco por todo o concelho.

O programa diversificado, no qual o Município de Ourém apostou, permitiu aos ourienses viverem de forma intensa a época natalícia, ou seja, como esta deve, de facto, ser vivida.

O desfile de Natal, acompanhado da presença mágica do Pai Natal, encheu de público a cidade de Ourém e o Jardim Le Plessis-Trévise foi palco de muita cor e animação. Por sua vez, o Concerto dos Traquinas fez a alegria e as delícias dos mais pequenos.

O Teatro Municipal de Ourém acolheu todo o género de espetáculos, do cinema, ao teatro, música, passando pelo ballet, assim como o Museu Municipal e a Biblioteca, onde aconteceram diversas iniciativas natalícias.

Também em Fátima o Natal aconteceu com o Presépio da responsabilidade da Comunidade Vida e Paz, dos Mercadinhos, exposição de presépios promovidos pelas instituições de Fátima, Árvore de Natal do Rotary Club e diversos concertos promovidos pelo Conservatório de Música e Artes do Centro que tiveram sempre auditório cheio.

Destaque ainda para o precioso envolvimento das Juntas de Freguesia que promoveram mercadinhos de Natal e outros eventos, nomeadamente em Fátima, Espite, Freixianda e Olival, e das Associações do Concelho que desenvolveram inúmeras iniciativas natalícias nomeadamente o Bolo-Rei Gigante, Cânticos de Natal com o Rancho Folclórico “Moleiros da Ribeira”, espetáculos de teatro da responsabilidade do Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, a participação indiscutível da Academia de Música Banda de Ourém em todas as suas vertentes, da Ourearte, da Sociedade Filarmónica Ouriense, Filarmónica 1º de Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres, da Universidade Sénior de Ourém ou do Grupo de Cantares Populares das Fontainhas de Seiça.

As associações de cariz desportivo também não quiseram ficar à margem desta quadra e prepararam também elas iniciativas tão variadas quanto o Sarau de Ginástica dos Raposinhos, as oficinas de patinagem e o espetáculo de patinagem “Circus”, da Juventude Ouriense.

De salientar ainda a Campanha de Apoio ao Comércio Local denominada “No Natal compre no comércio local e ganhe prémios” que incentivou os consumidores a privilegiarem os estabelecimentos ourienses para efetuarem as suas compras de Natal, premiando no final 411 clientes, bem como o apoio concedido pelo Município aos estudantes do concelho através da entrega de vouchers que possibilitam a sua conversão igualmente em compras.

As comemorações encerraram a 7 de janeiro, na Casa do Povo de Fátima, com uma tarde onde não faltaram as mais diversas tradições natalícias e de reis.

O Município de Ourém congratula-se por se manter vivo o espírito do Natal e felicita todas as entidades que se associaram a este momento, nomeadamente, Juntas de Freguesia e Associações. A sua colaboração tornou mais rico o programa de eventos e, assim, juntos, conseguimos oferecer aos ourienses novas e divertidas formas de viverem esta época única!

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS A ENTIDADES FORMADORAS E CERTIFICADAS – DECLARAÇÃO

Quatro associações do concelho receberam, no passado dia 05 de janeiro, os certificados de entidades formadoras e certificadas, uma competência da responsabilidade da Associação de Futebol de Santarém (AFS).

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, (futebol masculino e feminino), Clube Atlético Ouriense (futebol masculino e feminino), Centro Desportivo de Fátima e Clube Desportivo Vilarense (ambas em futebol masculino) foram as entidades ourienses contempladas.

A cada entidade é atribuído um valor, numa escala de 1 a 5 estrelas. Centro Desportivo de Fátima e Clube Desportivo Vilarense conquistaram 4 estrelas e Clube Atlético Ouriense e Vasco da Gama receberam a classificação de três estrelas.

Esta classificação é atribuída a entidades sobretudo vocacionadas e com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos, nomeadamente para a sua equipa principal.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, dos diretores da FPF, Rui Manhoso e Júlio Vieira e do presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo.

As quatro instituições do concelho de Ourém distinguidas estão inseridas num grupo de 43 do distrito de Santarém, que receberam os diplomas de certificação relativos ao processo que decorreu na época 2022/23.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, deixou claro que “se não fossem as autarquias, através da disponibilização das suas infraestruturas, o apoio às inscrições dos atletas, os contratos programas que assinam com os clubes, o transporte das equipas para que possam disputam as suas competições, não seria possível que a atividade desportiva chegasse ao patamar que se encontra”.

À semelhança do que disse o responsável máximo da FPF, de facto, o trabalho que as autarquias e em concreto o Município de Ourém tem realizado para criar as condições certas para a prática desportiva é inequívoco, no entanto, não podemos deixar de realçar também a dinâmica e atitude dos responsáveis pelas nossas associações, cuja entrega e dedicação têm sido fundamentais para os bons resultados desportivos, mas fundamentalmente, para o aumento do nível de exigência e, como tal, da qualidade, facto que se tem conseguido muito graças à aposta na formação.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados