EN FR PT ES

Declarações | Reunião da Câmara Municipal de 17 de outubro

19 Outubro, 2022
Na Reunião da Câmara Municipal de 17 de outubro foram apresentadas duas declarações pela mão do Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque e Vereadora Micaela Durão, cujo teor apresentamos na íntegra:

Declaração
Deslocação a Le Pléssis-Trévise no âmbito das Comemorações dos 30 anos de Geminação com o Município de Ourém, 14 a 16 de outubro de 2022

No passado fim de semana, ocorreu a deslocação de uma comitiva do Município a Le Plessis-Trévise no âmbito das Comemorações dos 30 anos de Geminação com o Município de Ourém.
Esta atividade surge em reciprocidade à atividade realizada no passado mês de março em Ourém aquando da inauguração do Jardim Municipal Le Plessis-Trévise.
A aproximação entre Ourém e Le Plessis-Trévise começa a delinear-se em 1986. Após um período de estudo sobre o processo de implementação de uma geminação e de sucessivos contactos com as autoridades de Le Plessis-Trévise, confirmadas as intenções dos responsáveis máximos de ambas as cidades, começam a delinear-se os contornos do compromisso que viria a ser assinado em 13 de junho de 1992.
A parceria entre Ourém e Le Plessis-Trévise foi-se fortalecendo e intensificando, favorecendo o intercâmbio cultural, social e económico e promovendo relações entre as crianças, os jovens, as associações, as escolas e todos os habitantes para participarem no desenvolvimento dos valores da Europa.
Assim, durante um fim-de-semana intenso, tive a oportunidade de participar num programa rico e em contacto com a população local, juntamente com o Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º João Moura, o Vereador Rui Vital, a Vereadora Micaela Durão, a Vereadora Cília Seixo, o Vereador Humberto Antunes, o Chefe de Gabinete, Filipe Baptista, dois elementos da imprensa local e 3 artistas locais.
Numa calorosa e dedicada receção do Município de Le Plessis-Trévise na angariação de logística a toda a Comitiva em termos de transferes, alojamento e refeições, considero de salientar uma empenhada organização do Município, liderada pelo Presidente Didier Dousset. Não posso deixar de agradecer de forma muito especial à conselheira Maria José Órfão e aos elementos do Club Robert Schuman de Le Plessis-Trévise, nomeadamente ao Sr. Jean Pierre
Destaco ainda a cerimónia protocolar, organizada de forma minuciosa e cuidada pelo anfitrião, concedendo-lhe grande nível e simbolismo e, ainda, o momento de fado organizado no serão de sábado. Este momento de grande expressão para uma sala cheia, com nota especial à comunidade portuguesa que aderiu em elevado número.
Esta deslocação permitiu salientar o passado, mas possibilitou igualmente continuar a olhar para o futuro, por isso ocorreram reuniões de trabalho com vista a perspetivar projetos e parcerias futuras ao nível da cultura, da educação e da juventude, nomeadamente no âmbito do projeto intitulado: “Fale-me sobre sua cidade – projeto Europa Criativa”. Ficou estabelecido continuarmos a trabalhar para elaborar uma candidatura conjunta com os municípios de Le Plessis-Trévise, Wagrowiec (Polónia) e Burladingen (Alemanha), a fundos europeus, a apresentar até setembro de 2023. Esta assentará numa componente fortemente cultural e educativa, onde se pretende aproximar a população e especialmente os jovens da cultura intrínseca e popular de cada região, em que estes sejam intervenientes diretos e não meros espetadores, aproximando gerações e povos.
É, pois, de alma e coração cheios, que regressamos de Le Plessis-Trévise, com a noção de se fez história: este foi um momento que muito contribuiu para a cooperação entre os dois Municípios

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém


 

Declaração
XVI Seminário Município Amigo do Desporto e II Seminário Autarquia Solidária

O Município de Ourém foi distinguido com o prémio de Reconhecimento “Intervenção Social Sénior 2022” com o Selo de Qualidade “Envelhecimento Ativo e Saudável”, do Programa de Atividade Física Sénior 2021 – 2022.

A cerimónia decorreu no dia 12 de outubro, em Óbidos, no “XVI Seminário Município Amigo do Desporto e II Seminário Autarquia Solidária, integrado no Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO).

Estiveram presentes em representação do Município a Sra. Vereadora Micaela Durão e os Chefes dos Serviços da Ação Social e Saúde e do Desporto, António castanheira e Jorge Santos.

Os prémios foram atribuídos pela Cidade Social, no âmbito dos programas “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”, e refletem as políticas sociais que têm sido desenvolvidas pelo Município de Ourém, como exemplo de boas práticas no combate ao isolamento da população idosa, e na promoção de um envelhecimento ativo para melhorar a qualidade de vida das populações do concelho.

No mesmo seminário foram apresentados os livros “Envelhecimento Ativo e Saudável” e “Ação Social Autárquica “, onde o Município de Ourém deu o seu contributo para a construção de vários capítulos, à semelhança do que já tinha sido realizado em abril, na primeira edição do I Livro MAD “Gestão Municipal do Desporto”.

O Município e Ourém congratula-se com o reconhecimento atribuído e agradece o empenho de todos os intervenientes, na qualidade das atividades desenvolvidas e na intervenção realizada.

Micaela Durão
Vereadora com o Pelouro da Ação Social

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados