EN FR PT ES

Declarações da Reunião de Câmara – 05 de julho

6 Julho, 2021

A Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 5 de julho serviu de palco para a apresentação de três declarações apresentadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e pelos Vereadores-executivos Isabel Costa e Rui Vital.

Luís Miguel Albuquerque expôs uma declaração sobre a “Caminhada 30 Anos Cidade de Ourém”, iniciativa que decorreu no passado dia 27 de junho e que integra as comemorações oficiais dos 30 anos da Cidade de Ourém. Seguidamente a Vereadora Isabel Costa leu uma declaração relativa ao 12º Aniversário do Museu Municipal de Ourém e à programação que assinalou a efeméride e, por fim, o Vereador Rui Vital apresentou uma informação dedicada ao associativismo concelhio que atua na área do desporto, com especial enfoque nos recentes resultados obtidos por atletas representantes de várias coletividades oureenses.

Disponibilizamos aqui e na íntegra as declarações em causa.

 

CAMINHADA 30 ANOS CIDADE DE OURÉM

“Comemora-se este ano os 30 anos da elevação de Ourém a cidade, data por demais especial para todos os ourienses, residentes ou não na sede de concelho.

A efeméride merecia ser assinalada com um programa digno da importância que a data reúne, tendo o Município preparado uma série de iniciativas culturais e desportivas, que estarão a decorrer até ao final do presente ano.

Apesar de se considerar que todas as iniciativas realizadas até agora e as que ainda terão lugar reúnem grande interesse para a população, salienta-se, por agora, a Caminhada dos 30 anos, decorrida a 27 de junho.

Apesar de todas as contingências impostas pela Pandemia, que obrigaram, inclusive, por questões de segurança, a reduzir o número de participantes, não temos dúvidas de que, respeitando com rigor todas as normas da DGS, vivemos um momento único na nossa cidade, que conseguiu aliar a atividade física à cultura, numa perspetiva totalmente diferente e inovadora.

Em simultâneo aos benefícios físicos da caminhada, os participantes viveram momentos de lazer e descontração, ao mesmo tempo em que assistiam a curtas desmonstrações culturais de grande nível, numa simbiose perfeita entre o desporto e a cultura.

Agradece-se a todos os ourienses que participaram na Caminhada, bem como a empatia que têm revelado com a sua cidade e o seu conselho ao aderirem às propostas que o Município tem oferecido.

Um agradecimento muito especial também aos trabalhadores do Município envolvidos na organização desta iniciativa e as nossas felicitações por tudo ter decorrido nas melhores condições de segurança.

Finalmente, um bem haja às entidades que colaboraram com o Município de Ourém na Caminhada, nomeadamente às Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Misericórdias, às forças de segurança, Polícia de Segurança Pública de Ourém e Guarda Nacional Republicana de Ourém, à  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e Agrupamento de Escuteiros 977 Ourém de N.ª Srª da Piedade, Agrupamento de Escuteiros 1356 de N. ª S.ª das Misericórdias, Sociedade Filarmónica Ouriense , Grupo de Teatro APOLO, AMBO-Academia de Música de Ourém, Ourearte- Escola de Música e Artes do Centro, Arabesque – Academia de Dança, ARPO- Associação Recreativa e de Propaganda de Ourém, Grupo Cultural e Desportivo e Recreativo Bairrense e Ginásio Vilafit.”

 

12º ANIVERSÁRIO DO MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM

No passado dia 4 de julho o Museu Municipal (MMO) comemorou o seu 12.º aniversário. As comemorações decorreram nos dias 3 e 4 e contaram com um programa diversificado com iniciativas dedicadas a públicos diversos.

O dia 3 começou com a 2.ª edição do (A)riscar o Património em Ourém, iniciativa que contou com a parceria da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), do Projeto (a)riscar o património, da Ordem dos Arquitectos e dos Urban Sketchers Portugal. Numa das edições mais participadas a nível nacional, o MMO recebeu participantes vindos de todo o país que visitaram e registaram o património cultural e natural da cidade, numa iniciativa que integrou o plano comemorativo dos 30 anos de cidade. Pelas 22h00 subiu ao palco do largo Dr. Vitorino de Carvalho a autora, compositora e interprete Lika que atuou com plateia esgotada.

O dia 4 começou com um peddy paper pela cidade de Ourém, atividade direcionada a famílias. Com o objetivo de rever a cidade com outros olhos, as 6 famílias que se inscreveram, partiram à (re)descoberta do património histórico e cultural da cidade, numa atividade que integrou jogos e vários desafios. O evento prosseguiu com a atuação de Benjamim que subiu ao palco do Largo Dr, Vitorino de Carvalho perante uma plateia esgotada, para um concerto intimista. As comemorações do 12.º aniversário do MMO encerraram com o cantar de parabéns e partilha de bolo de aniversário por todos os presentes.

Após um ano e meio de pandemia, esta iniciativa serviu o propósito de retomar as iniciativas ao ar livre no MMO em cumprimento estrito das normas de segurança da DGS. O programa comemorativo permitiu devolver estes espaços à comunidade com uma programação participada e partilhada pela mesma, que viu nascer e crescer o museu, cumprindo-se assim, mais uma vez, a missão do Museu Municipal de Ourém.

 

DESPORTO OURIENSE

Mesmo em tempos de Pandemia, praticamente em todas as reuniões de Câmara, o Município de Ourém tem atribuído votos de reconhecimento, de felicitações e agradecimento a diversas associações e atletas do concelho, prova inequívoca de que o desporto no concelho de Ourém vive dias felizes.

Já o dissemos várias vezes, mas voltamos a repetir. As vitórias de todos deixam-nos muito orgulhosos, não só pela repercussão externa e projeção do nome do concelho, mas acima de tudo pela motivação que advém destas conquistas para todos os desportistas e porque as vitórias alcançadas são, acima de tudo, o prémio merecido para todos os envolvidos.

O trabalho desenvolvido pelas nossas associações e atletas é notável, pela entrega, pela dedicação, pelo sacrifício, pela luta, num caminho que se tornou ainda mais sinuoso, quando além de todas as vicissitudes, ainda temos que uma Pandemia a todos obriga a um trabalho ainda mais árduo.

Recentemente, destacamos o jovem Rafael Silva, do Montamora Sport Clube que se sagrou Vice-Campeão Nacional de Ténis de Mesa, no escalão sub12 masculinos, em Vila Real.

Já no último fim de semana foi a equipa feminina de voleibol do Centro Desportivo de Fátima que alcançou um histórico 3º lugar, no Campeonato Nacional.

Por seu turno, Ana Oliveira, do Grupo de Atletismo de Fátima venceu o triplo salto do Meeting Internacional de Salamanca.

Estes são apenas alguns exemplos entre muitos outros resultados brilhantemente alcançados pelos atletas e coletividades do concelho.

É com grande alegria que o Município de Ourém felicita todas as associações e atletas do concelho pelos êxitos alcançados este ano, salientando que é uma honra para o Concelho o momento alto que o desporto ouriense vive presentemente.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados