EN FR PT ES

Declarações apresentadas na Reunião da Câmara – 21 março

22 Março, 2022

A Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 21 de março ficou marcada pela apresentação de três comunicações que transcrevemos na íntegra:

 

Declaração – Inauguração do Canil/Gatil Municipal e Jardim Le Plessis Trévise

No decorrer do mês de março, o Município inaugurou um equipamento e um espaço público que se afiguram de extrema importância para a valorização do nosso concelho.

Depois um longo caminho, a 12 de março, foi possível apresentar e abrir o novo CRO – Centro de Recolha Oficial de Animais, vulgarmente conhecido por canil-gatil. Este equipamento ao serviço do concelho traz condições condignas a animais e colaboradores municipais e fica devidamente preparado para receber um conjunto de valências que pode ajudar no combate e à proliferação do abandono animal. Um investimento que se traduz num compromisso eleitoral que o executivo assumiu e que agora vê realizado, que representa um sentimento de orgulho e dever cumprido.

No dia de ontem, também tivemos oportunidade de testemunhar a inauguração do jardim municipal Le Plessis Trévise, que contou com a presença do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara de Plessis Trévise, Didier Dousset. A cerimónia de inauguração está enquadrada no trigésimo aniversário sobre a geminação entre os dois Municípios, revestindo-se num momento simbólico e de profunda amizade, que se concretiza com a requalificação do jardim municipal já com o nome de “Le Plessis Trévise”.

O investimento no espaço do jardim municipal ascende a um milhão e cem mil euros, tendo a comparticipação financeira comunitária no âmbito do PEDU de 860 mil euros. Com este investimento o Município de Ourém viu executado todos os projetos inseridos no PEDU, onde os 5,6 milhões de euros, acrescidos de um valor de 258 mil euros (que foram conseguidos através de um “prémio” no âmbito da execução dos projectos integrados no PEDU) para a cidade de Ourém foram corretamente aplicados na Av. D. Nuno Álvares Pereira, Teatro Municipal de Ourém, Castelo e para o prolongamento do Parque Dr. António Teixeira. A concretização destes projectos foram extremamente importantes e decisivos para melhorarmos as condições de alguns equipamentos, espaços público e monumentos inseridos no contexto da nossa cidade, garantindo um salto qualitativo na valorização do nosso património.

Encerrado que está o capítulo da execução dos fundos comunitários no âmbito do PEDU é importante afirmar que sem estes mecanismos de apoio, com a diligente e rigorosa missão de preparação dos projectos mais o eficiente acompanhamento e execução, não era possível ao concelho de Ourém colher os resultados dos investimentos realizados e o aproveitamento de 5,6 milhões de euros.

Quanto ao nosso jardim municipal entendemos que ganhou outra vida, mais dinâmico e com mais espaços de fruição para pequenos e graúdos, sentimento que nos deixa realizados, neste que é um espaço central, comunitário, e embaixador da nossa cidade.

 

 

Declaração – Ourém representado na BTL

Na passada quinta feira, dia 17 de março, numa organização do Município, uma Comitiva de Ourém, composta pelo Executivo Municipal, Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta e de Assembleia de Freguesia, deslocou-se ao maior certame nacional dedicado ao Turismo, BTL – a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Esta participação possibilitou ao Município, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), promover a Via-Sacra da Vila Medieval de Ourém a realizar no dia 15 de abril, bem como todo o programa associado. Esta apresentação dinamizada pelo Presidente Luís Miguel Albuquerque foi oportunidade para destacar a “Páscoa no Médio Tejo” que associa igualmente as atividades promovidas no Município de Sardoal e Constância.

O Presidente Luís Miguel Albuquerque referiu que “a Via-Sacra ao Vivo, reconhecida como umas das melhores recriações históricas do país, vem confirmar que o Médio Tejo, nomeadamente a cidade de Ourém possui uma boa programação de Páscoa”.

Ainda no stand da Entidade Regional do Turismo – Turismo do Centro, foi lançada oficialmente a próxima edição do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, a realizar em Ourém de 25 a 28 de outubro de 2022.

Conforme refere a Organização, a Centro de Portugal Filme Commission, enquanto “…fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres…”

Este festival pretende promover as melhores produções audiovisuais de turismo a nível mundial, incluindo vídeos e campanhas promocionais, documentários e reportagens de televisão. Neste sentido foi ainda apresentado o vídeo promocional turístico do Município denominado “O que te faz feliz?”.

Na tarde deste dia, procedeu-se à assinatura do protocolo entre o Município e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, tendo em vista a realização do 33º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo no Município. Este evento, considerado um dos maiores de âmbito nacional, irá decorrer no Município entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 e será o local de debate e partilha de experiências sobre o Turismo e a Hotelaria, contando para isso com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.

A finalizar, a Escola de Hotelaria de Fátima proporcionou a degustação do pastel “Carmelito” e vinho medieval. O “Carmelito” foi criado pelos alunos e o formador Chef José Abelho, inspirado no estudo da Rota Carmelita – uma rota turística e unidirecional entre Coimbra e Fátima.

Neste dia de verdadeira promoção do Município, ao nível do seu património e produtos turísticos, foram bem realçadas as excelentes condições do Municipio enquanto destino turístico e com condições para receção de eventos de grande dimensão.

Conforme referido, para os participantes que integraram a Comitiva este dia possibilitou tomar contacto com o forte trabalho que o Município está a dinamizar ao nível da estruturação turística do território, promoção turística e captação de eventos.

 

 

Declaração – Tomada de Posse – Bispo D. José Ornelas

No dia 13 de março de 2022, tomou posse o novo Bispo de Leiria – Fátima, D. José Ornelas, nomeado pelo Papa Francisco a 28 de janeiro de 2022.

D. José Ornelas Carvalho fez a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado Padre na sua Terra Natal, a 9 de agosto de 1981.

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Face à importância do momento, o Município de Ourém vem, pelo presente, saudar e reconhecer a preponderância deste momento para o enriquecimento pastoral da Diocese, exaltando as qualidades humanas, intelectuais e pastorais de D. José Ornelas e desejando votos de sucesso e prosperidade neste prestigiante cargo.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados