EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 18 de julho

19 Julho, 2022

A Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 18 de julho ficou marcada pela apresentação de uma declaração do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, relativa à violenta vaga de incêndios que atingiu, na semana transata, o concelho de Ourém, enaltecendo o esforço e a dedicação prestados por todas as entidades envolvidas no combate, que colocaram os seus recursos e meios ao serviço da comunidade em circunstâncias extremas.
O Vereador Natálio Reis apresentaria duas declarações: a primeira relativa à atribuição dos galardões de “Bandeira Azul”, ”Praia acessível, praia para todos” e “Praia com Qualidade de Ouro” atribuídos à Praia Fluvial do Agroal, e a segunda referente às celebrações dos 25 anos de elevação de Fátima a Cidade.

Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:

DECLARAÇÃO – INCÊNDIOS FLORESTAIS

“Nestes últimos dias vivenciamos dias muito difíceis no nosso concelho, especialmente na União de Freguesia de Freixianda, Ribeira do Fário e Formigais, na União de Freguesia de Matas e Cercal e na Freguesia de Espite.
Em nome da Câmara Municipal quero deixar uma palavra de apreço, coragem e solidariedade para com as famílias e empresas que de alguma forma perderam muitos dos seus bens. Felizmente não há a lamentar a perda de qualquer vida humana, que é o mais importante.
Quero expressar um agradecimento muito especial às populações, que foram heroicas, estando constantemente na linha da frente, mostrando grande espírito de solidariedade e de cidadania.
Para todos os elementos do dispositivo de combate e de apoio logístico, o nosso especial agradecimento e falo nomeadamente de Bombeiros, Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Exército, ICNF, Juntas de Freguesia, Insignare, Escuteiros, dirigentes e funcionários da Câmara, EDP, Bewater, Altice, instituições particulares de solidariedade social, entre outras.
Apesar do investimento feito na prevenção e nos meios de combate, não conseguimos poupar o nosso concelho a este flagelo dos incêndios. Lamentamos, por isso, profundamente que os oureenses tenham passado por momentos de medo e angústia mas há circunstâncias que, por mais que queiramos, não conseguimos evitar.
Mantemos, no entanto, o compromisso de continuar muito vigilantes e de apoiar aqueles que viram os seus bens consumidos pelas chamas. O Município de Ourém já tem uma equipa no terreno, responsável por fazer o apuramento dos prejuízos, sendo que, até ao momento, há a lamentar o facto de ter ardido uma habitação própria, uma oficina e, aproximadamente, 3.000 hectares de floresta.
A nossa luta e preocupação é, acima de tudo, que se evitem momentos como aqueles que vivemos, enaltecendo e agradecendo, uma vez mais, a bravura de todos os que ajudaram a salvar vidas e bens.”

 

DECLARAÇÃO | PRAIA FLUVIAL DO AGROAL

“A época balnear da praia fluvial do Agroal decorre entre os dias 1 de julho e o dia 15 de setembro de 2022, tendo este ano sido mais uma vez galardoada com as três bandeiras, a Bandeira Azul, a Bandeira “Praia Acessível, Praia para todos” e a Bandeira Qualidade de Ouro, que a distinguem como sendo um destino balnear de excelência, devido à excelente qualidade da água, assim como devido às boas acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida.
A Bandeira Azul e a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” é promovida pela Associação bandeira Azul da Europa e visa na primeira galardoar as praias com água de excelente qualidade e serviços adequados e na segunda premiar praias que cumpram os critérios das acessibilidades a pessoas de mobilidade reduzida. A Bandeira Qualidade de Ouro é atribuída pela Quercus, a praias com água de excelente qualidade.
O hastear das bandeiras decorreu no dia 5 de julho e contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e dos Senhores Vereadores Isabel Costa, Rui Vital e Micaela Durão, bem como do Senhor Secretário do Gabinete da Apoio à Presidência da Câmara de Tomar António Graça, em representação da Senhora Presidente da Câmara de Tomar e o Senhor Hélder Graça, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Sabacheira.
Numa ótica de melhoria continua, a Câmara Municipal de Ourém, tem vindo a apostar no embelezamento da praia fluvial do Agroal. Em 2022, os utilizadores da praia podem iniciar a sua visita no Parque Natureza, através dos Passadiços do Agroal, podendo disfrutar do sombreamento natural das árvores e apreciar a fauna e flora locais até à zona da praia. Na praia, poderão ainda usufruir das atividades fluviais ali dinamizadas, como a canoagem, as bolas insufláveis e ainda o Paintball. Para 2023, serão realizadas novas melhorias em acessibilidades.
A segurança do Agroal continua a ser uma das apostas da Câmara Municipal de Ourém, pelo que a praia tem a presença de 2 nadadores salvadores, ambulância assistida, bem como um serviço de limpeza e higiene diária do espaço e das instalações sanitárias.
Durante a época balnear pode-se usufruir de um espaço natureza, de beleza natural, contudo com todas as comodidades modernas, tais como: o areal e o seu espaço de sombreamento, a zona de piquenique, os serviços de restauração e as variadas atividades de educação ambiental.
Apelamos ao espírito de responsabilidade de cada um, de modo a que a utilização do espaço seja feita com o devido cuidado e de forma ordeira!”

 

DECLARAÇÃO | FÁTIMA – 25 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

“No passado dia 12 de julho, comemorou-se o 25º aniversário da elevação de Fátima a cidade. Numa organização da Junta de Freguesia de Fátima e com o apoio do Município de Ourém, este dia iniciou-se com Sessão Solene, com diversas individualidades e representantes das forças de segurança da freguesia, bem como de muitas entidades externas convidadas.
O Dia iniciou-se com o hastear da bandeira, seguido das cerimónias oficiais, marcadas pelas intervenções do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Presidente da Assembleia de Freguesia, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Assembleia Municipal. No decurso destas cerimónias foi apresentado o hino da cidade, cuja autoria e composição do professor Jorge Gonçalves e a interpretação de diversas “vozes de Fátima”, que encantou todos os presentes. Foi também apresentado o 1.º número da Revista dos Estudos Regionais de Fátima AL-Khatima.
Este dia ficou marcado igualmente pela inauguração da conhecida “Estrada de Leiria”, agora denominada “Avenida Nossa Senhora de Fátima”. Esta que é uma das principais artérias de Fátima, encontra-se agora em excelentes condições rodoviária e pedonal.
No espaço exterior da antiga Escola de Lombo de Égua, este que se assume cada vez mais como um lugar cultural de referência para a cidade, seguiu-se a plantação de 25 árvores, como forma de homenagear 25 personalidades que, de alguma forma, marcaram a história da cidade e da Freguesia.
Merece destaque o plano de atividades desenvolvidas e a desenvolver ao longo de todo o ano, que visa celebrar estas Bodas de Prata num formato alargado, transversal, aberto a todos, olhando para o passado e presente, mas também perspetivando o futuro desta cidade, reconhecida mundialmente como “Cidade da Paz”.
Este vigésimo quinto aniversário vem mostrar toda a vitalidade desta cidade e das suas gentes e marcar também a importância, no contexto concelhio, nacional e internacional, que a mesma representa.
Em nome do Município de Ourém endereçamos os nossos parabéns pelas “Bodas de Prata” à Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia e a toda a população de Fátima – “Cidade da Paz”.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados