EN FR PT ES

Declaração do Presidente | Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta

7 Setembro, 2021

O Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou uma Declaração na Reunião da Câmara Municipal de 6 de setembro, subordinada à ação da Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta, cujo contributo levará o Município a celebrar um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar do Médio Tejo, com vista à cedência de espaços para a instalação desta equipa em Ourém.


“As doenças mentais e do comportamento são das mais frequentes em Portugal, apresentando mais de um quinto dos portugueses este tipo de perturbações. Ao nível europeu, Portugal tem a segunda taxa de prevalência de doenças psiquiátricas mais elevada.

De acordo com o diagnóstico existente, urge implementar medidas efetivas e de proximidade que permitam de alguma forma minimizar o impacto destas doenças na sociedade.

Neste sentido, é com algum regozijo que vos transmito que o Município de Ourém viu recentemente ser aprovado, por despacho governamental, uma resposta na área da saúde mental direcionada ao concelho/região. Esta resposta é consequência direta do trabalho realizado pelo município, e tem por base a forte articulação com diversas entidades, no sentido de encontrar e aumentar as parcas respostas existentes, nesta área.

Este trabalho silencioso e continuado levou o Centro Hospitalar do Médio Tejo E.P.E. (CHMT, E.P.E.) a selecionar o nosso concelho para albergar a Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta. Esta é constituída por um médico psiquiatra, uma psicóloga, duas enfermeiras, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social e uma assistente técnica, sendo considerada a nível nacional uma resposta inovadora. Vai assegurar um conjunto de serviços diversos e intervenções na abordagem das pessoas com doença mental, devendo permitir que os tratamentos decorrem na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental.

Muito nos congratulamos com a escolha do nosso concelho para a instalação desta equipa que funcionará em instalações cedidas pelo município, numa fase inicial no centro exposições.

Desejamos à equipa as maiores felicidades e votos de um excelente trabalho.”

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados