EN FR PT ES

Declaração da Vereadora Isabel Costa | Festa do Livro de Ourém

4 Maio, 2021

A Vereadora-executiva Isabel Costa, responsável pelo pelouro da Cultura, apresentou uma Declaração na Reunião da Câmara Municipal de 3 de maio, subordinada à Festa do Livro de Ourém, realizada entre 22 e 26 de abril.


“Festa do Livro de Ourém

Voltaire disse um dia que a leitura engrandece a alma e foi dentro deste espírito que o Município entendeu que deveria manter a Festa do Livro de Ourém, uma iniciativa que já contava duas edições, e que viu a terceira alterada pela pandemia, há precisamente um ano.

Estamos orgulhosos por constatar que, in obstante os condicionalismos que a pandemia continua a impor, a 4ª Festa do Livro de Ourém seguiu, com sucesso, o caminho da adaptação a uma realidade mais virtual, menos presencial, mas igualmente promotora dos valores culturais e literários que sempre moveram esta iniciativa.

A programação contou com diversas atividades e momentos de reflexão das quais destacamos: “Poemas nas vozes dos Poetas”, apresentação de obras literárias, “a Hora do conto”, Ciclos de Formação (“Explorar em casa ciência a partir dos Livros” e “A história que quero contar”), webinares sobre diversas temáticas alusivas ao livro e à leitura, bem como uma apresentação do Plano Nacional de Leitura e do Plano Local de Leitura pela comissária nacional.

Dando como encerrada a edição 2021 da Festa do Livro, o Município de Ourém agradece a todos os que assistiram e participaram contribuindo para o sucesso desta iniciativa, destacando os convidados: Luísa Paisana, Marine Antunes, Sónia Chainho, Vanda Furtado Marques, Joaquim Fialho, Luís Filipe Sarmento, Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, António Garcia Barreto, Carlos André, Elsa Serra, Rui Almeida, Isabel Minhós Martins e Teresa Calçada

Um agradecimento a todos os elementos da equipa da Divisão de Ação Cultural (Biblioteca Municipal e setor de intervenção cultural e cidadania) e do Gabinete de Imagem e Comunicação que tornaram possível o sucesso desta iniciativa.

Em 2022 voltaremos a encontrar-nos, bem longe desta pandemia, assim o desejamos, e ainda mais perto do saber que os livros nos oferecem. Nas palavras de Mario Quintana:

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

Isabel Costa
Vereadora-executiva da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados