EN FR PT ES

Executivo promove Conferência de Imprensa

17 Abril, 2023

O Executivo Municipal convocou a comunicação social para uma conferência de imprensa em que abordou, em primeira mão, um conjunto de assuntos da esfera municipal atual.

Projeto “Bata Branca” – Saúde

Para fazer face ao impacto negativo provocado pelo défice de médicos de família no concelho de Ourém, Luís Miguel Albuquerque deu nota da aprovação, em reunião da câmara, de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém, que permitirá implementar o projeto “Bata Branca”.

Esta iniciativa corresponde a uma solução que conta com o envolvimento direto da entidade ARSLvt, que, através de acordo de cooperação com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), disponibiliza uma comparticipação no valor de 27 €/hora para que médicos possam estar disponíveis para a prestação de consultas nos serviços de saúde primários.

Por sua vez, a UMP estabelece parcerias com uma instituição local registada na ERS – Entidade Reguladora da Saúde – para que possa dar sequência à implementação do projeto enquanto entidade gestora, em parceria com a Câmara Municipal respetiva, a quem caberá a restante comparticipação aos médicos.

No caso do concelho de Ourém a entidade é a Santa Casa da Misericórdia Fátima – Ourém, que através de protocolo receberá, do Município de Ourém, uma comparticipação remanescente, num valor até 15 €/hora. As consultas serão prestadas nas diferentes instalações da Unidade de Cuidado de Saúde de Ourém, a designar e em défice atual. O protocolo prevê o financiamento na contratação de médicos até um limite de 60 horas semanais.

Este projeto representa um grande esforço no investimento municipal, a somar a outras medidas já tomadas neste domínio no campo dos incentivos, e que se traduz num investimento urgente e necessário, mas, transitório face às responsabilidades do Município.sublinhou Luís Miguel Albuquerque

 

 

FeirOurém 2023

O Executivo Municipal apresentou ainda a FeirOurém 2023, um evento de referência na região, e que se realiza entre 16 e 20 de junho deste ano, em toda a área envolvente do Centro Municipal de Exposições e o Parque da Cidade Dr. António Teixeira.

Na senda do que vem sendo seguido nos últimos anos, também em 2023 o cartaz da FeirOurém aposta em nomes de renome nacional, numa programação diversificada, que inclui exposições de atividades económicas, artesanato e gastronomia.

A Nave poente, com 800 m­2, vai acolher os produtos do Mundo Rural e será composta por 14 bancas e 18 stands de artesanato e mundo rural. Já na nava Nave nascente, estarão 35 stands comerciais num total de 1000 m2. No exterior vão ser alocados vinte e um stands, com 3x3m, que reúnem todas as condições para receber as mais diversas atividades e treze stands destinados às juntas de freguesia do Município. Para além disso, estarão disponíveis dez zonas de diversões, seis zonas para o setor automóvel de máquinas e alfaias agrícolas, onze pontos de venda de street food, oito bares e uma zona de descanso.

Luís Miguel Albuquerque anunciou igualmente o cartaz dos concertos onde figuram nomes como Xutos e Pontapés, Ana Moura, Wet Bed Gang, C4 Pedro, Ruizinho de Penacova, entre outros. À semelhança de anos anteriores, a FeirOurém termina no dia 20, feriado municipal e dia da Cidade em que decorrerá, para além das cerimónias protocolares, a tradicional Sardinhada Popular.

A entrada é gratuita, com bilheteira apenas para os espetáculos, bares e lounge.

 

Jornada Mundial da Juventude 2023

Ainda na mesma conferência de imprensa, Luís Miguel Albuquerque fez um ponto de situação relativamente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

A vinda de S.S. Papa Francisco a Fátima implica uma operação municipal, que decorrerá de 24 de julho a 10 de agosto, e que irá obrigar a um investimento municipal previsto na ordem dos 300.000 euros e contempla:

– ­Criação de espaços para 2 acampamentos jovens com balneários na cidade de Fátima;
­- Reforço de estacionamento particular gratuito, com mais de 100 espaços já assegurados, estimando-se para 5.000 viaturas;
­- Disponibilização de mais de 70 WC’s portáteis;
– Criação de 2 espaços específicos para parqueamento de autocarros.

Luís Miguel Albuquerque assegurou que, no que diz respeito às responsabilidades do Município de Ourém, tudo está a ser feito para que o evento corra dentro do previsto, num trabalho desenvolvido em estreita cooperação com as diversas entidades.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados