EN FR PT ES

Comunicações da Reunião de Câmara de 3 de Agosto

4 Agosto, 2020

Foram apresentadas, na Reunião da Câmara Municipal de 3 de agosto, duas declarações e um voto de reconhecimento que transcrevemos na íntegra:

 

DECLARAÇÃO – MUNICÍPIO DE OURÉM APROXIMA-SE DA DIÁSPORA

A passada quinta feira, dia 30 de julho, ficará na história do Município de Ourém como um dia de especial importância na concretização de um projeto de verdadeira aproximação à Diáspora portuguesa. A confirmar a importância deste dia, salienta-se a honrosa visita a Ourém da Sra. Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes.

Esta sessão oficial começou por permitir que 9 municípios do Médio Tejo e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas assinassem, um protocolo de colaboração no âmbito do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).  O Município de Ourém assinou a constituição de um GAE de 2ª geração com vista a aprofundar competências nas áreas económica e empresarial, e alargando a vocação dos serviços atualmente prestados, prosseguindo os objetivos do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora. 

Nesta sessão ocorreu ainda a apresentação pela Secretária de Estado das Comunidades, do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) e do V Encontro de Investidores da Diáspora, a decorrer em Fátima, de 4 a 7 agosto de 2021, evento que será organizado numa parceria entre Câmara Municipal de Ourém, Secretaria de Estados das Comunidades Portuguesas e Comunidade Intermunicipal Médio Tejo.

O V Encontro de Investidores da Diáspora estava previsto para dezembro, mas devido à situação de pandemia por que passa o país, foi reagendado para agosto, tendo em vista o encontro de empresários da Diáspora e a promoção de oportunidades de investimento do país e captação de investimento.

Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas teve a oportunidade de visitar duas empresas sediadas na Zona Industrial de Casal dos Frades – da VIPREMI e Euromelic – – cujos proprietários são emigrantes que voltaram e investiram na sua terra.

Houve ainda tempo para a Secretária de Estado das Comunidades visitar o Centro Pastoral Paulo VI – local onde será realizado o V Encontro de Investidores da Diáspora. Atendendo à parceria com o Santuário de Fátima, o Reitor Pe. Carlos Cabecinhas recebeu a comitiva que concluiu ter as condições ideais para este evento.

Após este dia, considera-se que o Município e o Povo de Ourém, poderão estar orgulhosos pela centralidade que alcançou e pelos projetos neste dia iniciados. Este Gabinete de Apoio ao Emigrante de 2ª geração, permitirá desenvolver um trabalho mais abrangente e eficaz; o V Encontro de Investidores da Diáspora, trará no próximo mês de agosto, centenas de empresários que tomarão contacto com as potencialidades do Município, da região e do país; é de saudar a confiança depositada no Município de Ourém pelo Governo de Portugal e pelos municípios do Médio Tejo na dinamização destes projetos que levem ao desbravar de novos caminhos e oportunidades nos quatro cantos do mundo para as empresas da nossa região.

 

 

 

DECLARAÇÃO – EMPRESAS DO MUNICÍPIO NO RANKING DAS 100 MAIORES E MELHORES EMPRESAS DA REGIÃO DE LEIRIA E CONCELHO DE OURÉM

Foi com grande regozijo que vimos a forte representatividade das empresas sedeadas no Município de Ourém no Ranking das 100 maiores e melhores empresas da Região de Leiria e concelho de Ourém publicado na revista de suplemento da edição nº 4350 de 30 de julho de 2020 do Semanário REGIÃO DE LEIRIA.

Assim, é com grande satisfação e orgulho que vimos reconhecidas 5 empresas ourienses no Ranking das “100 Maiores empresas, segundo a performance geral”:

 

Esta listagem, coincide com o ranking das “melhores empresas do concelho” de Ourém.

No ranking das “100 Maiores empresas, segundo o volume de negócios de 2019” encontram-se assim posicionadas as 5 empresas com sede no Município de Ourém:

 

Do estudo apresentado destacam-se alguns indicadores / empresas:

·         A maior empregadora do Municipio (269 trabalhadores): Tecnorém – Engenharia e Construções, S.A. (10º lugar no ranking de 50 empresas);

·         Autonomia financeira (14º do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Rentabilidade de capitais próprios (3º do ranking de 50 empresas): Filstone – Comércio de Rochas, S.A.

·         MARGEM EBITDA (1º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Dívida Líquida sobre EBITDA (18º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Rentabilidade do capital empregue (6º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Crescimento dos resultados líquidos (2º lugar do ranking de 50 empresas): Tecnorém – Engenharia e Construções, S.A;

·         Rentabilidade líquida das vendas: (1º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Crescimento do volume de negócios (1º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

·         Liquidez geral (20º lugar do ranking de 50 empresas): Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;

Esta realidade é demonstrativa da capacidade empresarial do Município, onde sobressai o empreendedorismo, qualificação e resiliência dos empresários; o alcance internacional das empresas e a sua dinâmica exportadora; a ambição e visão estratégica das administrações.

Nestas empresas, consideramos de enaltecer o esforço de todos os empresários do Município na dinamização dos seus negócios e projetos.

A todos eles reforçamos a total disponibilidade e empenho do Município em se constituir verdadeiro parceiro na angariação das condições necessárias ao sucesso dos seus negócios.

 

 

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – CERTIFICAÇÃO FPF

Quatro associações do concelho conquistaram o reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol pelo trabalho desenvolvido na área da formação. São eles a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, Centro Desportivo de Fátima, Clube Atlético Ouriense e Clube Desportivo Vilarense que na apresentação final de resultados, no âmbito do processo de certificação, alcançaram 3 estrelas em 5 possíveis.

Trata-se de uma conquista que reúne grande importância para os clubes em causa, premiando-os pelo excelente trabalho desenvolvido com os mais jovens, e de algo muito prestigiante para o concelho de Ourém, considerando-se como uma recompensa, não só para o esforço desenvolvido pelas coletividades, mas também, para o investimento feito pelo Município de Ourém a este nível e pela nossa preocupação, real e consistente, para com o desporto concelhio, nomeadamente na vertente da formação.

Os resultados alcançados por estas quatro coletividades são a garantia de que os nossos jovens estão a ter a possibilidade de praticarem desporto nas melhores condições e de receberem formação certificada, e, portanto, de elevadíssima qualidade.

Propõe-se, assim, um voto de reconhecimento para as direções da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, Centro Desportivo de Fátima, Clube Atlético Ouriense e Clube Desportivo Vilarense na certeza de que este feito deixa o Município de Ourém e os ourienses extremamente orgulhosos e honrados.

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados