EN FR PT ES

Cerimónia protocolar de inauguração Castelo e Paço dos Condes de Ourém

20 Junho, 2022

Decorreu esta segunda-feira, dia 20 de junho, a cerimónia protocolar de inauguração da reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém. Integrado no programa comemorativo do Dia do Município, o momento contou, para além das presenças institucionais da Câmara, Assembleia e demais entidades civis, militares e religiosas, com a ilustre presença do Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, Alberto Ramalheira e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Ainda na ocasião, houve lugar a uma encenação histórica pelo actor José Ramalho que interpretou a personagem de D. Afonso, 4.º Conde de Ourém e à apresentação da obra literária “Princesas, rainhas e condes no Castelo de Ourém”, da autoria de Vanda Furtado Marques e Ana Isabel Lopes Mateus, dedicada a este monumento milenar.

O Presidente da Câmara Municipal usou da palavra para realçar o trabalho desenvolvido no espaço agora reabilitado assim como o rigor técnico inerente: “O Castelo de Ourém recuperou toda a sua dignidade, sendo hoje um monumento devidamente recuperado e aberto à comunidade (…) um património histórico colocado à disposição de todos quantos o que o pretendam visitar e usufruir da sua beleza magistral e riqueza cultural.”

Luís Albuquerque concluiu a sua intervenção manifestando um agradecimento muito especial à Fundação Casa de Bragança que, através da celebração do contrato de comodato com o Município, permitiu que esta intervenção se tivesse realizado, bem como ao Engenheiro João Azevedo, na definição e acompanhamento da obra.

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados