EN FR PT ES

Calvário Húngaro recebeu estátua do Cardeal Mindszenty

26 Junho, 2023
Quem visita o Calvário Húngaro, em Fátima, e inicia a Via Sacra é desde ontem confrontado com uma estátua de József Mindszenty, grande devoto de Fátima que presidiu às cerimónias do 13 de outubro de 1972. Numa iniciativa da Embaixada da Hungria em Portugal e da Associação Portugal-Hungria para a Cooperação, que fortalece os elos que unem a Hungria e Fátima, a cerimónia de apresentação da estátua do Cardeal Mindszenty contou com a presença de diversas personalidades, com destaque para o Ministro da Presidência da Hungria, Gergely Gulyás.

 

A ligação da Hungria a Fátima é reconhecida e de longa data, tendo como um dos seus expoentes máximos a ação do Padre Luís Kondor, figura marcante na história de Fátima do século XX. Com mais este monumento dedicado ao Cardeal Mindszenty, a presença húngara em Fátima fica reforçada e prova disso mesmo é também a presença do Embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai, entre diversas individualidades húngaras.

O Município de Ourém esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, acompanhado da Vereadora Isabel Costa, além do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima Humberto Silva. Também o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim e o Reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, acompanharam esta cerimónia.

Após a inauguração da estátua do Cardeal Mindszenty, realizou-se uma sessão solene na Junta de Freguesia de Fátima, onde os diferentes intervenientes sublinharam a relevância da ligação histórica que une Hungria a Fátima e abordaram novas hipóteses de colaboração, nomeadamente na área do turismo religioso.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados