EN FR PT ES

Bombeiros Voluntários de Fátima comemoram 18 anos de existência

26 Junho, 2021

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima assinala este sábado o seu 18º aniversário. A efeméride foi celebrada com uma cerimónia protocolar onde, além da presença de um conjunto de individualidades que quiseram partilhar o momento com a corporação de bombeiros, foram apresentadas quatro novas viaturas cedidas à instituição e assinalado o recente aniversário do Comandante do Quadro Honorário, António José Costa Pereira.

Os Bombeiros Voluntários de Fátima reuniram a sua família e amigos para comemorar mais um aniversário, numa cerimónia singela que garantiu o cumprimento das normas em vigor emanadas pela Direção Geral da Saúde. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e dos Vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Cília Seixo e José Reis, entre representantes de Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e restantes entidades. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve representada pelo 2º Comandante Operacional Distrital do Comando de Operações de Socorro de Santarém, Paulo Silva, que assistiu à bênção das quatro novas viaturas da corporação (2 carros para transporte de doentes não urgentes, um camião e uma scooter elétrica) celebrada pelo Padre António Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, enalteceu o vasto trabalho desenvolvido pelos Bombeiros de Fátima, com realce para a resposta eficaz que desde a primeira hora manifestaram no combate e acompanhamento às consequências da pandemia em curso. Salientou também os vários investimentos que a autarquia tem implementado para assegurar capacidade de ação e condições de segurança a todos os bombeiros do concelho, como é exemplo a recente aprovação da constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente no concelho, assim como os protocolos que serão firmados para aquisição de 100 equipamentos de proteção individual para combate a incêndios urbanos e máscaras de carbono. Como referido no discurso do Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, a grande ambição da instituição continua a ser a construção do novo quartel da corporação, que se perspetiva ser inaugurado aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, que decorrem em Lisboa e trarão o Papa Francisco até Fátima. Luís Miguel Albuquerque demonstrou mais uma vez total disponibilidade para apoiar o projeto, a exemplo do que se verificou no processo respeitante à aquisição dos terrenos necessários para o efeito, e mostrou-se confiante, perspetivando a conclusão do projeto a curto prazo, para lançamento do concurso público e início da empreitada no ano de 2022.

O dia ficou também marcado pela comemoração do 80º aniversário do Comandante do Quadro Honorário, António José Costa Pereira, que foi distinguido com algumas lembranças e, tal como os Bombeiros Voluntários de Fátima, teve direito a bolo de aniversário e à entoação dos “Parabéns” por todos os presentes.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados