O Presidente da Câmara Municipal de Ourém apresentou o balanço decorrente da testagem levada a cabo no âmbito da prevenção da saúde pública, durante a época festiva.
Luís Miguel Albuquerque anunciou que esta iniciativa resultou na realização de 4019 Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), através dos quais foi possível identificar um total de 138 casos positivos, valor correspondente a 3,43% dos exames realizados.
Os Testes Rápidos de Antigénio adquiridos pelo Município, foram disponibilizados de forma gratuita, a todos os cidadãos que entenderam aderir a esta iniciativa, deslocando-se ao Ponto de Testagem instalado no Centro Municipal de Exposições.
Dividida em dois períodos, a testagem decorreu nos três dias anteriores ao Dia de Natal e nos dois dias anteriores ao primeiro dia do Ano Novo. Contas feitas, foram realizados 2508 testes nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, tendo sido detetados 58 casos positivos; mais 1511 testes nos dias 30 e 31 de dezembro, dos quais resultaram 80 casos positivos.
TESTAGEM GRATUITA
BALANÇO FINAL
Total de testes realizados 4019
Total de casos positivos detetados 138
Dias 22, 23 e 24 de dezembro
Testes realizados 2508
Casos positivos detetados 58
Dias 30 e 31 de dezembro
Testes realizados 1511
Casos positivos detetados 80
Através de uma Declaração apresentada em sede de Reunião da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, reforçou a origem desta iniciativa e sublinhou que “esta medida de prevenção contribuiu decisivamente para a evitar consequências ainda mais devastadoras no seio da nossa comunidade, em resultado das celebrações ocorridas no âmbito da época festiva que vivemos”.