EN FR PT ES

Assembleia Municipal de Ourém – 30 de setembro

30 Setembro, 2022

O antigo edifício dos Paços do Concelho acolheu nesta tarde de sexta-feira uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Ourém (AMO).

Antes do período dedicado à Ordem do Dia, o Presidente da AMO, João Moura, apresentou a primeira aplicação móvel para Assembleias Municipais, ferramenta que fica ao dispor de todos os membros da AMO e munícipes, estabelecendo um novo canal de comunicação entre este órgão autárquico e os cidadãos. Além do contacto direto e do acompanhamento regular de notícias pelos munícipes, também os eleitos locais terão aqui acesso a uma área restrita, onde serão disponibilizadas convocatórias, ordem de trabalhos, documentação geral, entre outras informações.

No ponto dedicado a intervenções de interesse local ou declarações políticas gerais, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade um Voto de Reconhecimento dirigido aos Bombeiros de Ourém e de todo o País que combateram os incêndios que recentemente assolaram o nosso concelho, voto extensível a todas as demais entidades envolvidas nesta batalha e à população oureense que corajosamente se associou a esta luta. Ainda antes dos pontos inscritos na Ordem do Dia, o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém entendeu reconhecer o trabalho desenvolvido em prol do concelho pelo até agora Vice-Presidente da Câmara, Natálio Reis, e homenageá-lo de forma singela com a atribuição do brasão do Município de Ourém.

Na presença dos membros da AMO, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, expôs uma comunicação que resumiu a recente atividade municipal e perspetivou os projetos públicos definidos para o futuro próximo do Município de Ourém. Luís Miguel Albuquerque aproveitou também a oportunidade para, mais uma vez, enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Vice-Presidente cessante da Câmara Municipal, Natálio Reis, salientando o valioso contributo do autarca para o desenvolvimento do nosso território.

Seguiu-se a aprovação por unanimidade da abertura do procedimento concursal para requalificação urbana do troço entre as rotundas dos Álamos e do Ribeirinho, assim como para a aquisição de dois autocarros elétricos que servirão circuitos urbanos em Ourém e Fátima. Além dos dois autocarros (um com 30 e outro com 16 lugares), ficou também assumido o fornecimento e instalação de dois carregadores elétricos a instalar nas duas cidades do Município.

Entre outros assuntos de gestão corrente, a AMO aprovou também a proposta camarária que visa a reabilitação de várias ruas nas Freguesias de Espite e Matas e Cercal, assim como da Estrada de Minde. Foi igualmente aprovada a proposta de protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, referente a um apoio financeiro para a concretização de arranjos exteriores na Casa Mortuária do Pinheiro. Por fim, foi eleita a lista proposta que vai constituir a “Equipa para a Igualdade na Vida Local”, no âmbito do protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação firmado entre o Município de Ourém e a Comissão de Igualdade Género.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados