EN FR PT ES

Assembleia Municipal de Ourém – 21 de junho

21 Junho, 2023

No dia em que celebra o 28º aniversário de elevação a Vila, a localidade de Freixianda recebeu uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Ourém. Dando continuidade à política de descentralização promovida pela AMO, o Pavilhão Multiusos de Freixianda acolheu esta sessão que reuniu o Executivo Municipal e os membros da Assembleia Municipal na sede da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

Antes da Ordem do Dia, o Presidente da Assembleia Municipal anunciou a realização de uma reunião extraordinária no próximo dia quatro de julho, dedicada exclusivamente a um tema extremamente pertinente e atual: o estado da saúde no concelho de Ourém. Seguiram-se as intervenções de interesse local ou declarações políticas dos diferentes grupos parlamentares, momento onde foram apresentados dois votos de reconhecimento e também dois votos de pesar, unanimemente aprovados pela Assembleia Municipal.

Os Votos de Pesar foram dirigidos a duas personalidades recentemente falecidas que marcaram a sociedade oureense nos mais variados setores. O primeiro Voto de Pesar foi atribuído ao Padre Joaquim Ventura, figura indissociável da história do Colégio de São Miguel e da Fundação Arca da Aliança, entidades com forte impacto na realidade fatimense e no concelho de Ourém. O segundo Voto de Pesar foi dirigido a António Rodrigues Vieira “Bragança”, antigo autarca, fundador da Associação Recreativa e Propaganda de Ourém (ARPO) e com uma influência determinante na história da Sociedade Filarmónica Ouriense.

Um dos Votos de Reconhecimento aprovados permitiu distinguir a Pastelaria Vida Nova, sediada no concelho de Ourém, pelas várias distinções de que tem sido alvo, tanto a nível nacional como internacional. Também Vítor Jorge Moreira Torcato Constantino Machacaz recebeu um Voto de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da sua atividade profissional, enquanto elemento ativo no sistema de Proteção Civil que ainda recentemente prestou serviço numa missão de apoio à população da Turquia, fortemente abalada por vários sismos.

Já no período dedicado à Ordem do Dia e na sequência da apreciação à informação apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, foram discutidos vários temas importantes para a realidade do concelho, como seja o estado da saúde, a preparação da época crítica de incêndios que se avizinha, a ampliação de pedreiras no território concelhio, a visita do Papa Francisco a Fátima no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, as repercussões da FeirOurém 2023, políticas de acesso à habitação acessível e as medidas que serão implementadas no ensino a curto prazo, assim como os vários projetos em curso ou em vias de execução no concelho.

Seguiu-se a aprovação de um conjunto de protocolos a firmar com diferentes entidades, nomeadamente com o Centro Desportivo de Fátima para garantir a disponibilização gratuita dos campos de padel da associação à população. Foi também aprovada a proposta de protocolo a celebrar com a Fábrica da Igreja Paroquial das Matas para concretização de obras no Salão Paroquial de Matas, projeto que contará com um apoio financeiro municipal correspondente a 45% do total do investimento. Também o protocolo que prevê a cedência da Escola Básica de Caxarias à respetiva Junta de Freguesia foi aprovado, assim como a proposta que irá viabilizar a construção da Casa Mortuária de S. Jorge. A Assembleia Municipal de hoje possibilitou também garantir financiamento municipal para responder a uma aspiração de décadas, que se irá revelar na demolição de casas e alargamento da via localizada na localidade de Aldeia Nova (Olival). Os membros da Assembleia Municipal votaram favoravelmente a proposta de contrato de comodato com a Freguesia de Fátima, que cria condições para a candidatura a apoios que viabilizem a reabilitação da Biblioteca e do Centro de Saúde de Fátima, além de um conjunto de protocolos de colaboração com 10 freguesias concelhias para a aquisição de kits de primeira intervenção para combate a incêndios. Esta sessão da AMO permitiu ainda aprovar o lançamento do concurso público que incide na requalificação do troço entre a Avenida D. Nuno Álvares Pereira e o nó de acesso ao IC9, em Alburitel, assim como dar seguimento aos procedimentos necessários para iniciar a reabilitação do troço entre as rotundas dos Álamos e do Ribeirinho, na Cidade de Ourém. Por fim, entre outros assuntos, a Assembleia Municipal aprovou a proposta de transferência de competências para a autarquia na área da saúde, no âmbito da política de descentralização administrativa, e também a proposta camarária de Regulamento Municipal de Atribuição de Incentivos à Fixação de Médicos de Medicina Geral e Familiar nas Unidades de Saúde de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados