EN FR PT ES

AMO apresentou livro “Democracia Local: 1976-2021”

28 Setembro, 2021

O Auditório do Antigo Edifício dos Paços do Concelho foi esta terça-feira palco da apresentação do livro “Democracia Local: 1976-2021”, resultado de uma vasta recolha de informação sobre todos os eleitos nos vários órgãos autárquicos locais, desde as primeiras eleições livres, em dezembro de 1976. Esta iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém assinala o Dia Internacional da Democracia, celebrado no passado dia 15 de setembro, e pretende preservar e valorizar a memória de todos aqueles que contribuíram para o bem comum do concelho de Ourém, nos últimos 45 anos.

A obra hoje apresentada relata alguns dos factos marcantes da história de Ourém, os resultados dos sufrágios realizados desde 1976, além de passagens e relatos históricos desconhecidos da maior parte dos oureenses. A publicação contempla também referências às boas práticas levadas a cabo pela AMO e a legislação relacionada com o funcionamento deste órgão deliberativo. A capa do livro é inspirada na obra “Passa a palavra ao outro e não ao mesmo”, da autoria do artista plástico oureense Nuno Gaivoto.

O livro “Democracia Local: 1976-2021” foi apresentado pelo Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida, e a sessão contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura. Albino Almeida sublinhou a pertinência da obra na preservação da memória do que foi a construção da democracia em Portugal e no conhecimento que deve ser transmitido às gerações mais jovens, muitas vezes distantes da realidade autárquica que as rodeia. Por seu turno, Luís Miguel Albuquerque enalteceu todo o trabalho desenvolvido pela AMO e pelo seu Presidente, que graças a uma postura inovadora e moderna afirmaram a Assembleia Municipal de Ourém como uma referência incontornável a nível nacional. O Presidente da Câmara Municipal realçou ainda a importância do livro “Democracia Local: 1976-2021” enquanto elemento capaz de repor justiça e prestar o devido reconhecimento a todos os que deram o seu contributo para o exercício da democracia e para o desenvolvimento do nosso concelho. Por último, João Moura agradeceu o trabalho desenvolvido por todos aqueles que contribuíram para a construção desta obra, salientando a dificuldade na recolha de grande parte dos dados. O Presidente da AMO revelou ainda a intenção de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, com a produção de uma nova obra dedicada aos eleitos locais que tomarão posse a curto prazo.

A sessão de apresentação da publicação “Democracia Local: 1976-2021” contou com uma vasta plateia, composta, entre outros, pelos Vereadores Natálio Reis, Isabel Costa e Rui Vital, pelo Presidente da Associação Nacional de Freguesias, por vários deputados municipais, Presidentes de Juntas de Freguesia, antigos autarcas locais, representantes das forças de segurança e dos estabelecimentos de ensino concelhios.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados