EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 7 de fevereiro

7 Fevereiro, 2022

A Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 7 de fevereiro ficou marcada pela apresentação de uma declaração do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, subordinada ao Centenário da Caixa de Crédito Agrícola de Urqueira. O Edil apresentaria ainda uma declaração política referente às Eleições Legislativas que decorreram em Portugal no passado dia 30 de janeiro.

Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:

DECLARAÇÃO – Centenário da Caixa de Crédito Agrícola de Urqueira

“No dia 4 de fevereiro de 2022, assinalou-se o centenário da instalação de uma agência da então denominada Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, na localidade-sede da Freguesia de Urqueira.
Precisamente 100 anos depois deste marco histórico, mas agora integrado na Caixa de Crédito de Leiria, o balcão de Urqueira apresenta todo um legado histórico, mas também cultural, de contributo tamanho e inequívoco para o desenvolvimento económico e social deste nosso Concelho de Ourém.
A “Caixa de Urqueira”, designação pela qual é histórica e popularmente reconhecida desde sempre, resistiu às múltiplas transformações conjunturais, impostas pela evolução dos diferentes cenários políticos do próprio país, ao longo deste seu centenário de existência.
Não obstante, através da sua matriz popular e graças ao brio dos profissionais que a representaram e representam, a “Caixa de Urqueira” tornou-se numa entidade bancária de referência, pela sua atividade de raiz, mas também pela importância da intervenção social que sempre assumiu.
Face à importância do momento e, sobretudo, ao seu legado centenário, o Município de Ourém vem pelo presente saudar o 100.º aniversário da “Caixa de Agrícola”, reconhecendo a preponderância desta instituição para o desenvolvimento do tecido empresarial oureense, bem como para a melhoria da qualidade de vida no nosso território.”

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – Eleições Legislativas 2022

“No rescaldo das eleições legislativas que decorreram em Portugal no dia 30 de janeiro, quero em primeiro lugar saudar todos os Oureenses, pela elevação e dignidade demonstrada no mais genuíno e importante gesto de cidadania ativa: o nosso voto.

Nesta ocasião, permitam-me dar uma palavra de satisfação pelo reforço da mobilização no concelho de Ourém, que se traduziu numa redução da taxa de abstenção face às eleições legislativas de 2019 em quase 3%, um sinal sempre importante para a credibilização das instituições e para os valores democráticos.

Uma outra palavra é devida aos membros das mesas e aos delegados dos partidos políticos que se envolveram de modo muito particular na condução dos trabalhos durante o ato eleitoral, num período bem difícil e exigente, assegurando toda a normalidade durante o ato eleitoral.

Envolvido num espírito democrático, quero cumprimentar o Partido Socialista pela vitória alcançada que garantiu o maior número de mandatos na Assembleia da República, conseguindo uma maioria absoluta. Reconhecendo esta vitória eleitoral, julgo que a partir deste momento estão reunidas todas as condições para operar as mudanças necessárias no plano social e económico, colocando Portugal num plano de crescimento e desenvolvimento sustentado.

Se a nível nacional o Partido Socialista venceu estas eleições legislativas, no concelho de Ourém, o Partido Social Democrata foi o vencedor em todas as freguesias do concelho, exceto em Alburitel e Seiça, conseguindo 47,16% dos votos reforçando essa vitória face a 2019 em votos e percentualmente. O Partido Socialista obteve 24,45%, sendo que o Chega conseguiu 9,87%.

Por último lugar, é devida uma palavra especial para o Presidente da Assembleia Municipal, que agora se viu renovado também nas funções de deputado da nação. O concelho de Ourém continua assim representado na Assembleia da República o que nos fortalece no panorama regional e nacional para solucionar os inúmeros problemas dos nossos concidadãos Oureenses.”  

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados