EN FR PT ES

“Visita da Secretária de Estado do Turismo” – Declaração do Presidente

7 Janeiro, 2020

Declaração exposta pelo Presidente, Luís Miguel Albuquerque, na Reunião da Câmara de 6 de janeiro, a propósito da reunião com a Secretária de Estado do Turismo.

“No passado dia 27 de dezembro, a Secretária de Estado do Turismo, a Doutora Rita Marques, deslocou-se ao Município para participar numa reunião de trabalho com o Executivo Municipal e com a Presidente e o Vice-Presidente da ACISO.

Um dos temas principais abordados na presente reunião foi a eventual candidatura a apresentar pelo Município para organização das Cerimónias Oficiais do Dia Mundial do Turismo, que se realiza no dia 27 de setembro de cada ano.

Considera-se que foi muito pertinente a manifestação de disponibilidade para organizar este evento no nosso Município, tendo esta intenção sido já demonstrada ainda junto da anterior Secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, pois a alcançar-se o presente propósito, esta organização possibilitar a mobilização e articulação dos diversos agentes do setor do turismo do Município e a consequente visibilidade/ promoção que esta ação alcança.

Esta reunião permitiu ainda ao Executivo Municipal abordar as ambições e desafios associados ao desenvolvimento turístico do Município. Assim, foi abordada a importância do apoio concedido pelo Turismo de Portugal aos Workshops Internacionais de Turismo Religioso a realizar em Fátima nos dias 5 e 6 março deste ano, a premência da articulação dos diversos agentes na dinamização das diversas rotas que compõem os Caminhos de Fátima e a apresentação dos objetivos estabelecidos para o projeto de cooperação internacional “Shrines of Europe”, nomeadamente a criação de uma Associação.

No plano internacional, e nesta ambição que entende o Executivo dever imprimir ao trabalho que desenvolve, serviu ainda esta reunião para formular proposta à Secretária de Estado para que Portugal possa apresentar candidatura à organização em Fátima da próxima Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo, em 2023. Esta decisão será tomada na próxima na Assembleia Geral a ter lugar em Marraquexe em 2021. Neste evento participam cerca de 1300 pessoas de cerca de 158 países.
Considera o Executivo que a presente que reunião foi positiva e serviu para sensibilizar a Secretária de Estado do Turismo para a importância de continuar a aposta no Turismo Religioso. Conforme descrito o Município assumiu a sua disponibilidade para continuar a colaborar neste desígnio e a assumir-se como um parceiro ativo no que estiver ao seu alcance.”

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados