EN FR PT ES

Votos de Reconhecimento e Declarações – Reunião de Câmara 15/10/18

16 Outubro, 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na reunião de Câmara de 15 de outubro, três declarações: uma em torno do evento do Dia Internacional do Idoso, uma segunda relacionada com a inauguração do relvado sintético do Estádio João Paulo II e por fim ao Projeto de Melhoria das Condições de Visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio da Serra D’Aire. Foi ainda apresentado um voto de reconhecimento à Junta de Freguesia de Caxarias pela organização do “Grande Prémio de Atletismo de Caxarias”.

Na mesma reunião foi ainda apresentado, pelo Vereador Rui Vital uma declaração relativa à Peregrinação de 13 de outubro em Fátima e um votos de reconhecimento à equipa masculina de futebol de onze do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça pela conquista da Supertaça Distrital do Inatel.

Os votos de reconhecimento e declarações acima referidos são aqui transcritos na íntegra:

VOTO DE RECONHECIMENTO – JUNTA DE FREGUESIA DE CAXARIAS

No passado dia 14 de outubro, através da organização desta Junta de Freguesia, decorreu o Grande Prémio de Atletismo de Caxarias. Este evento que contou com mais de 130 participantes atletas vindos de todo o país, teve como objetivo uma campanha promocional de apelo à prática de desporto e ao bem-estar, mas também uma iniciativa focada para que todos conheçam melhor o património cultural e paisagístico do concelho e em particular da freguesia de Caxarias.
Sabendo da mobilização que este evento acolheu, nomeadamente, com a participação ativa de diversas associações e do concelho e dos objetivos intrínsecos à atividade apresentamos este voto de reconhecimento no intuito de alento e de novos sucessos para as futuras edições.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DE SEIÇA

O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça venceu no passado dia 07 de outubro a Supertaça Distrital do INATEL, em Almeirim, numa final disputada contra a equipa de Paço dos Negros na qual a equipa do concelho de Ourém venceu por 2-0.
Os feitos e conquistas alcançados por esta grande equipa sucedem-se, pelo que, além do nosso apoio e votos de felicitações merecem o nosso agradecimento pelo fantástico trabalho que têm desenvolvido e por elevarem o nome de Ourém no desporto distrital, nacional e internacional.
Por mais este brilhante momento, o Município de Ourém apresenta a todos quantos tornaram possível esta vitória, jogadores, equipa técnica, membros da direção e associados um voto de reconhecimento, na esperança de que este período áureo se prolongue por muito tempo e que esta equipa continue a dar alegrias aos ourienses.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – PEREGRINAÇÃO 13 DE OUTUBRO

É de salientar a normalidade com que decorreu a peregrinação do 12 e 13 de Outubro, não havendo incidentes de maior a registar.
Este executivo acompanhou de perto a Operação da Peregrinação de Outubro tendo visitado os operacionais de serviço nomeadamente Bombeiros do Concelho, GNR, INEM e Corpo Nacional de Escutas, tendo na ocasião o Presidente Luis Miguel Albuquerque deixado uma palavra de apreço e de apoio a todos quantos trabalham em prol do socorro e assistência na cidade de Fátima, enquanto decorrem as cerimónias.
É importante reconhecer o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos por todas estas instituições contribuindo de uma forma clara para o sucesso no acolhimento de centenas de milhares de pessoas todos os anos, deixando a todos quantos nos visitam uma imagem muito positiva da capacidade de organização, profissionalismo e segurança do nosso Concelho.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DOS DINOSSÁURIOS DA SERRA DE AIRE E CANDEEIROS

A convite de Sua Excelência, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, estive presente, acompanhado do Sr. Vereador Rui Vital, representante do Município de Ourém na ADSAICA – Associação de Desenvolvimento das Serras d’Aire e Candeeiros, na Sessão de Entrega de Viaturas aos Vigilantes da Natureza e de Apresentação do Projeto de Melhoria das Condições de Visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio da Serra D’Aire, que aconteceu no passado dia 10 de outubro, em Torres Novas.
Durante a sessão, a diretora do Monumento Natural, Maria de Jesus Fernandes, alertou para a necessidade urgente de uma atualização dos modelos de visitação ao Monumento Natural. Sobre esta matéria, o Sr. Ministro deu conta de que o Parque Natural é um dos contemplados nas oito grandes intervenções previstas para o próximo ano e cujo investimento ronda os oito milhões de euros.
O Município de Ourém, como membro da ADSAICA, corrobora e partilha o alerta feito pela diretora do Monumento Natural, pois é conhecedor do quanto este espaço necessita de uma rápida intervenção, não só na melhoria das condições de visitação, mas também a nível da proteção da própria Jazida. O Monumento Natural está aberto ao público desde 1996 e nunca recebeu obras de melhoramento.
O projeto de intervenção para o Monumento está orçamentado em cerca de 800 mil euros.
Esperamos que o Governo avance com este investimento, que será bem vindo, e que consideramos ser muito importante para o aumento da oferta turística da nossa região.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social, o Município de Ourém, com a colaboração do Grupo de Envelhecimento da Rede Social, promoveu no dia 01 de outubro de 2018 um programa de atividades dedicado aos seniores do concelho. As iniciativas realizadas tiveram o propósito de assinalar o Dia Internacional do Idoso, data tão importante e que nos relembra dos direitos desta população, e proporcionar aos seniores um dia diferente, de convívio e de lazer.
O evento decorreu no Cineteatro Municipal iniciando-se com a intervenção do autor do Livro “Felicidade 100 Idade”, Jorge Gameiro, que falou sobre a temática do envelhecimento ativo e saudável e a génese do livro. A encerrar, o evento musical proporcionado por Ana Laíns que brindou os presentes com algumas canções e muita animação.
Esta atividade contou com a presença de 236 seniores das seguintes entidades: APDAF Sénior; Bela Vista – Residência Sénior; Centro de Bem-Estar do Bairro; Centro de Apoio à Pessoa Idosa de São Jorge da Granja; Centro de Apoio a Pessoas Idosas – Jorge Alves, Lda.; Centro Social Paroquial da Freguesia de Atouguia; Fundação Arca da Aliança; Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida; Lar Santa Beatriz da Silva; Lar de Apoio a Idosos S. João Vilarense, Lda.; Modelcare – CVRH, Lda.; Residência Sénior, Primus Vitae; e Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém.
Para todas as entidades, o nosso obrigado pela participação no evento, mas essencialmente pelo trabalho desenvolvido com e para os nossos seniores.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – INAUGURAÇÃO DO NOVO RELVADO SINTÉTICO NO ESTÁDIO JOÃO PAULO II EM FÁTIMA

Foi na presença de centenas de atletas e associados que decorreu no passado dia 04 de outubro a inauguração do novo relvado sintético do Campo de Jogos João Paulo II em Fátima.
Esta foi a 1ª fase da requalificação de todo o Complexo do Centro de Desportivo de Fátima, prevendo-se ainda a beneficiação do edifício e equipamentos de apoio ao Campo de Jogos.
Este processo de requalificação foi executado tendo por base um protocolo de apoio do Município de Ourém no valor aproximadamente de 340.000 euros, que corresponde a 85% do valor total do investimento, o qual permitirá o licenciamento de todo o edifício do Centro Desportivo de Fátima.
Este era um desejo de longa data que o clube vinha demonstrando e que foi agora possível por decisão do atual executivo municipal, permitindo a todos os atletas melhores condições para a prática do desporto e permitindo ainda a captação de novos atletas para o clube.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados