EN FR PT ES

Seiça celebrou 503 anos de Freguesia

17 Agosto, 2020

A Junta de Freguesia de Seiça acolheu este sábado uma cerimónia simples, de acordo com as limitações próprias do contexto pandémico que atravessamos, com o objetivo de celebrar os 503 anos de fundação desta Freguesia. A efeméride contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e contemplou a atribuição dos já tradicionais apoios à natalidade promovidos pela Junta de Freguesia de Seiça.

A celebração contou com pequenos momentos culturais e foi palco da entrega dos apoios à natalidade às oito crianças que no último ano nasceram na Freguesia de Seiça. Após este momento, deu-se início às intervenções oficiais com a Presidente da Assembleia de Freguesia de Seiça, Irene Oliveira, a destacar a importância dos incentivos à natalidade para o futuro da freguesia.

Seguiu-se a intervenção de Custódio Henriques, Presidente da Junta de Freguesia de Seiça, que afirmou “não há povo que tenha futuro sem história”, sublinhando a relevância de assinalar a história da Freguesia para a sua própria valorização e das suas gentes. Declarou ainda a necessidade de recolher apoios que promovam a zona de intervenção florestal existente na freguesia, assim como a aposta na criação de emprego com o alargamento da Zona Industrial de Casal dos Frades e a criação da Zona Industrial de Lameirinha.

José Alho também participou na cerimónia enquanto representante da Assembleia Municipal de Ourém, e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo executivo da Junta de Freguesia na promoção de Seiça e da sua história.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, encerrou o momento solene com uma palavra de felicitação para a Freguesia de Seiça pelo aniversário da sua fundação, destacando o facto de nos últimos anos não ter perdido população com o contributo dos incentivos à natalidade da Junta de Freguesia, mas também com os apoios concedidos pela Câmara Municipal a mais de 400 famílias residentes no concelho. Sublinhou de seguida o trabalho já desenvolvido pela autarquia na Zona Industrial de Casal dos Frades, além do protocolo quase finalizado referente ao projeto da Zona Industrial de Lameirinha. O edil lembrou os presentes que nos últimos três anos, entre intervenções e apoios a associações da Freguesia, a Câmara Municipal realizou um investimento na ordem dos 600 mil euros que irá ter continuidade com a concretização a curto prazo de intervenções na rede viária de Seiça. Comunicou ainda a intenção de concretizar, a breve trecho, os procedimentos necessários para efetuar os arranjos exteriores da futura Casa Mortuária de Seiça.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados