EN FR PT ES

Santuário realizou o 43º Encontro de Hoteleiros de Fátima

4 Março, 2022

Após um ano de interregno devido à pandemia, o Santuário de Fátima voltou a promover o Encontro de Hoteleiros de Fátima, iniciativa que anualmente faz um balanço da atividade deste santuário mariano com o objetivo de fomentar a melhoria das condições de acolhimento de peregrinos e visitantes de Fátima. O 43º Encontro de Hoteleiros de Fátima realizou-se quinta-feira, dia 3 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, e além de vários representantes das unidades hoteleiras fatimenses, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, o Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o Vereador Natálio Reis, o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva e, naturalmente, o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas e o ainda Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O Encontro iniciou com a apresentação e análise das estatísticas e dados financeiros relativos aos dois últimos anos de atividade do Santuário de Fátima. Aqui, o Padre Carlos Cabecinhas, sublinhou as quebras em 2020 e 2021, resultantes dos constrangimentos da pandemia, no número de peregrinos e receitas. No entanto, a tendência é de crescimento com cerca de 1,4 milhões de peregrinos a visitar Fátima em 2020 e 2,4 milhões em 2021, o que representa uma variação de sensivelmente 93%.

No que aos dados financeiros diz respeito, o Santuário de Fátima registou em 2019 rendimentos na ordem dos 20,3 milhões de euros, registando em 2020 uma perda de sensivelmente 53%, com receitas pouco superiores a 9,4 milhões de euros. Os resultados, ainda provisórios, de 2021 estimam rendimentos de quase 15 milhões de euros. Os gastos do Santuário, cuja maior fatia reflete-se nos custos com pessoal, têm progressivamente diminuído, com 18,9 milhões de euros registados em 2019, 15,2 milhões em 2020 e sensivelmente 14,2 milhões em 2021. Neste contexto, os gastos com pessoal registaram uma redução de 8,3% entre 2019 e 2020 e de 18% se avaliarmos a variação entre 2019 e 2021.

Sendo a primeira vez que os dados financeiros do Santuário são apresentados num Encontro de Hoteleiros, o reitor do Santuário justificou a decisão como um exercício de “transparência” e revelou esperança e otimismo num “novo ciclo”, já que as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 e a previsível visita do Papa Francisco deverão representar uma retoma, contrariando o recente período recessivo.

Após a apresentação do reitor do Santuário de Fátima, seguiu-se a divulgação do tema do Ano Pastoral de 2021 e 2022 e uma conferência subordinada a “Fátima vista a partir de dentro: a perspetiva institucional de um acontecimento que continua a moldar a construção da fé de um povo”. A sessão encerrou com a intervenção do Cardeal D. António Marto, que se dirigiu pela última vez aos hoteleiros como responsável pela Diocese de Leiria-Fátima, já que a 13 de março toma posse o novo Bispo D. José Ornelas.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados