EN FR PT ES

Reunião de Câmara – 02 de Maio

2 Maio, 2022

A Câmara Municipal de Ourém reuniu pela primeira vez no presente mês de maio esta segunda-feira e, como tal, a reunião foi pública e contou com a presença de munícipes e da comunicação social.

A anteceder a Reunião de Câmara, decorreu uma pequena apresentação do livro “À volta da Morcela de Arroz” de Laura Esperança, promovido pela Confraria Gastronómica Pinha do Rei e da Morcela de Arroz, entidade à qual o Município de Ourém se encontra associado.

Já no período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, apresentou um ponto de situação relativamente ao acolhimento de refugiados ucranianos no nosso concelho, nomeadamente o número atual de refugiados acolhidos (214), dos quais 89 encontram-se em residências disponibilizadas com o apoio do Município de Ourém e os restantes em casa de familiares ou amigos. O Presidente elencou também os vários apoios atribuídos no que diz respeito a alimentação, integração no mercado de trabalho, inclusão das crianças nas escolas concelhias e ainda os cerca de 50 adultos que se encontram a frequentar aulas de português.

Seguiu-se a apresentação de uma declaração relativa à atribuição da Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses ao Município de Ourém, pelo trabalho desenvolvido na dignificação desta causa e no apoio prestado às corporações de bombeiros do nosso concelho. O Vereador Rui Vital expôs um Voto de Reconhecimento dirigido à atleta Ana Sofia Costa (utente do Centro João Paulo II) que se sagrou campeã do mundo de Boccia no Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup, na categoria BC3. A Vereadora Micaela Durão apresentou ainda uma declaração de congratulação devido à realização da I Semana da Educação, iniciativa que envolveu toda a comunidade escolar concelhia, entre 19 e 22 de abril.

No que à ordem do dia diz respeito, foi dada nota da seleção do projeto de requalificação do Paço dos Condes de Ourém enquanto finalista do Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2022 e aprovada uma proposta de protocolo que visa apoiar a deslocação da Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém ao “World Music Contest 2022, nos Países Baixos. Entre outros assuntos de gestão corrente, foi também aprovada a versão final do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil no concelho de Ourém, documento que será agora submetido à próxima Assembleia Municipal.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados