EN FR PT ES

Presidente da República visitou o Concelho de Ourém

12 Dezembro, 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta segunda-feira de 12 de dezembro, numa visita que teve como propósito uma aula debate, um percurso pelas áreas ardidas e uma visita ao Castelo.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém e restante Executivo Municipal, e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, na Escola Básica e Secundária de Ourém.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa teve início com uma aula debate, na qual estiveram presentes centenas de alunos dos 11.º e 12.º anos, do ensino regular e profissional, e professores.

Foi uma manhã onde os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer algumas questões e saber qual o ponto de vista do Presidente Marcelo em relação a diversos temas.

A emigração dos jovens portugueses, desemprego, ensino português, cultura, inflação, preço da habitação para os jovens estudantes universitários e a prestação de Portugal no Mundial 2022 foram alguns dos assuntos abordados nesta manhã.

Marcelo enalteceu os jovens estudantes, sobretudo pelo “nível de perguntas excecional… excecional do ponto de vista de sensibilidade à realidade. Tocaram em todos os problemas sociais, os da educação, económicos, habitacionais, os do emprego, tudo foi tocado nesta conversa, que demonstra uma grande maturidade cívica e uma grande participação política.”

O Presidente da República realizou também uma visita pelas áreas ardidas em Ourém, nomeadamente uma casa de primeira habitação, que ficou totalmente destruída pelos incêndios deste verão, na Aldeia de Santa Teresa, na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu à família regressar quando a habitação estiver recuperada e Luís Miguel Albuquerque acrescentou que espera iniciar a recuperação da casa no início do primeiro trimestre de 2023.

Marcelo Rebelo de Sousa terminou a sua passagem por Ourém com a visita ao Castelo e Paço dos Condes, recentemente alvo de obras de recuperação, onde está patente a exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”, alusiva ao mediático processo judicial e à tentativa de atentado contra o Papa João Paulo II, em Fátima, em maio de 1982.

A visita ficou também marcada pelo aniversário do Presidente Marcelo, na qual teve direito, entre muitas felicitações, a um bolo confecionado pelos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima.

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados