EN FR PT ES

Plano Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora apresentado em Ourém

31 Julho, 2020

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, apresentou, esta quinta-feira, o Plano Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora, em pleno Auditório Cultural dos Paços do Concelho, em Ourém.

O PNAID resulta da sinergia de esforços entre ministérios e secretarias de estado, sustentando a sua ação em quatro eixos, 23 medidas e 85 submedidas, tendo sido apresentado pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas como “um instrumento de afirmação internacional de Portugal e de desenvolvimento do tecido económico e empresarial do país e dos seus territórios, bem como de promoção da coesão territorial, combate às desigualdades e valorização dos territórios, em particular, do interior, e dos produtos endógenos, permitindo atrair investimento e pessoas, e internacionalizar os produtos e serviços”.

Destinado a “emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal”, o PNAID foi desenhado a pensar também em “empresários nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da Diáspora”.

Em suma, o PNAID propõe-se a “reforçar o apoio ao regresso de portugueses e lusodescendentes ao território nacional, investir nos recursos humanos e incentivar as iniciativas e a atração da diáspora qualificada para Portugal”. Captar investimento para Portugal é outra prioridade, que permitirá “apoiar o investimento da Diáspora, e através da Diáspora, em Portugal, informando sobre oportunidades, programas e incentivos, reduzindo custos de contexto e facilitando a realização dos projectos, divulgando os resultados, em termos quer de criação de riqueza, quer de postos de trabalho, com discriminação positiva para territórios do interior”. O plano prevê ainda o reforço da coesão territorial, “contribuindo para a fixação de pessoas e empresas e para o seu desenvolvimento económico nos territórios do interior”, privilegiando igualmente a Diáspora enquanto “factor de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados dos diversos setores da economia portuguesa”.

Saiba tudo sobre o PNAID abrindo esta ligação e consultando os apoios e incentivos que pode obter acedendo a este programa, assim como o estatuto reconhecido pela República Portuguesa ao Investidor da Diáspora.

 

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados