EN FR PT ES

Ourém celebrou o 25 de Abril

25 Abril, 2023

As celebrações oficiais do 25 de Abril no Município de Ourém começaram na noite de 24, com uma programação alusiva à data e que juntou muitos oureenses em frente ao antigo Edifício dos Paços do Concelho.

A programação iniciou com a apresentação de um espetáculo promovido pelo Grupo de Teatro Apollo, do Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas, intitulado “Era uma vez um País”. Aqui foi possível perceber algumas das muitas condicionantes que o regime anterior ao 25 de Abril impunha à população, nomeadamente as inúmeras restrições que eram impostas às mulheres portuguesas. Seguiu-se um concerto do grupo Gente Nossa que entoou várias músicas emblemáticas do Dia da Liberdade, relembrando os muitos músicos de intervenção que marcaram este período histórico do nosso país.

Como é tradição, a meia noite foi vivida ao som da Grândola Vila Morena de José Afonso e após esse momento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, dirigiu algumas palavras ao público, acompanhado dos Vereadores da Câmara Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia e membros da Assembleia Municipal presentes. O Edil salientou a relevância de 49 anos depois do 25 de Abril transmitir aos mais jovens a importância das conquistas da Revolução dos Cravos, já que são eles o futuro e como tal é essencial que compreendam a necessidade de participar ativamente na vida comunitária e cívica para benefício de todos. Luís Miguel Albuquerque aproveitou também o momento para lamentar o centralismo que ainda vigora no nosso país, reforçando a necessidade de atribuir mais competências às autarquias, já que são estas que efetivamente estão junto das populações e conhecem as suas necessidades. Após o discurso do Presidente da Câmara, as celebrações da noite de 24 de abril findaram com o Hino Nacional.

As cerimónias oficiais do 25 de Abril no Município de Ourém tiveram continuidade na manhã do Dia da Liberdade, com a participação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e da Orquestra de Sopros da AMBO.

A concentração decorreu junto ao Edifício-sede do Município de Ourém, local onde o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, os Vereadores da Câmara Municipal, os Presidentes de Junta de Freguesia e os membros da Assembleia Municipal presentes, assistiram ao Hastear das Bandeiras acompanhado do Hino Nacional.

Já no período da tarde, as celebrações dos 49 anos do 25 de Abril no Município de Ourém encerraram com chave de ouro, num espetáculo de grande qualidade promovido pela Academia de Música Banda de Ourém e apresentado no Teatro Municipal de Ourém.

“Celebrando Abril com Zeca e Ary” foi um hino à Revolução dos Cravos, à música e à poesia, num espetáculo que juntou muito público e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, além dos Vereadores Isabel Costa, Micaela Durão, Gonçalo Bento e Cília Seixo. A brilhante atuação da Orquestra de Sopros de Ourém, sob direção artística de Alberto Roque, foi complementada com as vozes dos oureenses José Santos e Ângela Marques que deram vida à extensa e rica obra musical de Zeca Afonso. Conjugado com diversos quadros figurativos alusivos à data, o espetáculo contou ainda com momentos de declamação poética, nomeadamente o poema “As portas que Abril abriu” de José Carlos Ary dos Santos.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados