EN FR PT ES

Notícias de Ourém | 90 anos de História

21 Julho, 2023

O jornal Notícias de Ourém celebrou no dia de ontem 90 anos de existência. A efeméride foi assinalada com uma cerimónia no Auditório Cultural dos Paços do Concelho, momento que deu início a um ciclo comemorativo que ao longo de um ano vai celebrar o 90º Aniversário do jornal Notícias de Ourém. Esta publicação semanal com quase um século de história decidiu também surpreender os seus leitores nesta data, com o lançamento de uma edição especial com um novo logótipo e layout, acompanhada de uma revista comemorativa.

Após nove décadas a contar a história do concelho de Ourém, muitas foram as personalidades, instituições e outras entidades que participaram nesta cerimónia e que assistiram à conferência “Notícias de Ourém – Um património colectivo com 90 Anos de História”, dirigida pelo historiador José Manuel Poças das Neves.

A primeira intervenção da cerimónia coube ao Presidente do Conselho de Administração do jornal Notícias de Ourém, Padre Armindo Janeiro, que sublinhou a relevância das 4437 edições do Notícias de Ourém, realçando que a edição especial do 90º aniversário e o ciclo comemorativo que agora inicia “pretende recordar o caminho percorrido para ganhar maior consciência dos desafios do momento e perspetivar o serviço que este órgão de comunicação pode e deve dar à comunidade de que faz parte”. Para o pároco “celebrar esta data é um dever de gratidão para com todos aqueles que fizeram chegar o jornal a este dia” e deixou uma saudação a quem contribui para “manter este projeto editorial vivo e dinâmico”.

Seguiu-se a conferência “Notícias de Ourém – Um património colectivo com 90 Anos de História”, espaço onde José Poças das Neves fez uma retrospetiva da história do Notícias de Ourém, que corresponde também a um retrato da evolução local, da comunidade, das suas preocupações e interesses. Tendo como base o livro “A Alma dum Povo – Os 75 Anos do Notícias de Ourém” (da autoria de José Poças das Neves), foi possível perceber a importância deste semanário na identidade da comunidade e no desenvolvimento local, além das várias curiosidades que acompanharam os 90 anos de atividade do Notícias de Ourém.

O atual Diretor do jornal Notícias de Ourém, Gonçalo Cardoso, enalteceu a relevância da imprensa local e regional como “agregador comunitário que fortalece o sentimento de pertença da comunidade e fortalece a participação cívica”, sem esconder os enormes desafios que se apresentam e que constantemente colocam em causa a sustentabilidade económica destes projetos editoriais. Gonçalo Cardoso assumiu o compromisso de continuar a promover soluções que viabilizem a continuidade do Notícias de Ourém na promoção do território e dos seus agentes, apelando aos presentes e a todos os oureenses que divulguem e apoiem o projeto. O Diretor do Notícias de Ourém encerrou a sua intervenção com um agradecimento e um gesto de reconhecimento a todos os colaboradores e voluntários que semanalmente permitem o lançamento de mais uma edição deste jornal local.

A cerimónia que assinalou o 90º Aniversário do jornal Notícias de Ourém contou com a presença do Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que felicitou todos os intervenientes no percurso de quase um século do Notícias de Ourém, sublinhado que esta é uma “Terra marcada pelo jornal e que o jornal é produto da Terra”. O Bispo de Leiria-Fátima evidenciou a importância da imprensa local para a consolidação da identidade das comunidades, enquanto “fonte de conhecimento, desenvolvimento e perspetiva de um mundo melhor para todos” e também como fator de incentivo à leitura, nomeadamente junto das populações mais frágeis.

O Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, também participou nesta cerimónia e destacou a importância da efeméride, já que “o Notícias de Ourém é património histórico do concelho de Ourém”. O Presidente da AMO fez ainda questão de realçar o impacto do Notícias de Ourém junto dos oureenses que residem no estrangeiro e que acompanham a realidade concelhia através desta publicação local.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, encerrou as intervenções oficiais e além de uma felicitação generalizada a todos aqueles que contribuem e contribuíram para a história do Notícias de Ourém, reforçou a importância deste património para todo os oureenses e para o concelho, sublinhando que “quem tem responsabilidades públicas deve apoiar e valorizar a imprensa local como parte integrante da cultura e do património concelhio”. Luís Miguel Albuquerque reconheceu os vários desafios com que se confronta a imprensa local e regional e incentivou os responsáveis para uma atualização do Notícias de Ourém às novas realidades da era digital, porque “todos temos a responsabilidade de preservar este património para o futuro”.

Com o término das intervenções oficias, cantaram-se os parabéns ao Notícias de Ourém numa cerimónia que além das personalidades já referidas, contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal, Humberto Antunes, de vários Presidentes de Junta concelhios e deputados da Assembleia Municipal de Ourém, do Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, do Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, Padre Jorge Guarda, da Presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, Purificação Reis, entre vários patrocinadores, colaboradores e amigos do jornal Notícias de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados