EN FR PT ES

Município pondera implantação de uma ecovia entre Ourém e Fátima

3 Julho, 2019

O Município de Ourém está a estudar a possibilidade de criar uma ecovia entre Ourém e Fátima, ligando as duas cidades do nosso concelho, através de um percurso pedonal e ciclável, ao longo de cerca de quase nove quilómetros. O projeto ainda não passa de um estudo preliminar, mas foram dados passos firmes na Reunião da Câmara de 1 de julho, através da aprovação do início dos procedimentos necessários para consolidar esta intenção.

O traçado proposto assenta no aproveitamento de 6,735 quilómetros de caminhos já existentes, sendo complementado com a abertura/construção de novos caminhos ao longo de 2,232 quilómetros, perfazendo um percurso total de 8,967 quilómetros.

Esta potencial ecovia terá início na Ponte dos Namorados, em Ourém, passa pela Capela de São Sebastião e pela Estrada de Alvega, terminando em Fátima, mais precisamente na Rua da Salgueira, em Moita Redonda, oferecendo aos utentes a oportunidade de desfrutar da beleza ambiental e paisagística proporcionada pelo curso de água e sua envolvência.

A intenção do Município de Ourém passa por potenciar o turismo ambiental, não esquecendo a garantia de condições adequadas aos milhares de peregrinos que acedem a Fátima vindos do interior do país, entre outras inúmeras vantagens associadas à implementação desta ecovia.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, revelou que “será pedido um Parecer à Agência Portuguesa do Ambiente, assim como serão auscultadas as juntas de freguesia envolvidas (Atouguia, Nossa Senhora das Misericórdias e Fátima) relativamente à viabilidade da implantação do traçado proposto”. Mediante as conclusões destes procedimentos, o Executivo decidirá se o projeto da Ecovia avança em definitivo.

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados