EN FR PT ES

Câmara aprova proposta de integração na empresa Tejo Ambiente

12 Fevereiro, 2019

A Câmara Municipal de Ourém aprovou a proposta presente à reunião de Câmara extraordinária de 8 de fevereiro, que define a constituição de uma empresa intermunicipal de serviços de abastecimento público de água, saneamento e águas residuais e recolha de resíduos urbanos. Esta empresa denominada “Tejo Ambiente – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo E.I.M., S.A.” reúne seis municípios do Médio Tejo (Ourém, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar, Sardoal e Vila Nova da Barquinha) e permitirá a candidatura a fundos comunitários para infraestruturas de água e saneamento, já que, ao abrigo de uma imposição legal, apenas as entidades integradas em sistemas intermunicipais estão aptas a fazê-lo.

A criação da empresa intermunicipal “Tejo Ambiente” deverá possibilitar um encaixe na ordem dos 10 milhões de euros nos próximos cinco anos, o que permitirá expandir a rede de saneamento básico no concelho e atingir uma taxa de cobertura de cerca de 60%. As zonas prioritárias estão definidas e com obras a decorrer atualmente em Cercal, Espite, Fátima e Matas, seguir-se-ão Boleiros, Estrada de Minde (que só será requalificada após as obras de saneamento), Bairro, lugares limítrofes da cidade de Ourém, Rio de Couros e Urqueira.

A “Tejo Ambiente” terá um capital social de 600 mil euros e o Município de Ourém uma participação de 32,37%, ou seja, 194.237 mil euros. Após parecer positivo da ERSAR e aprovação por unanimidade em reunião de Câmara, a proposta será agora submetida a apreciação da Assembleia Municipal, estando a efetiva constituição da entidade sujeita à prévia autorização do Tribunal de Contas.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados