A IV Semana da Educação iniciou dia 10 de fevereiro e continua a proporcionar momentos formativos dirigidos a alunos e professores, numa reflexão conjunta sobre os desafios de hoje e de amanhã, para consolidar o papel da educação como agente para a mudança na construção de um futuro melhor. Nesta quarta-feira o tema central foi “Inteligência Artificial VS Inteligência Emocional” e os participantes assistiram a painéis conduzidos por especialistas, divididos entre um estabelecimento de ensino concelhio e o Teatro Municipal de Ourém.
Durante o período da manhã a ação decorreu na Escola Profissional de Ourém e reuniu muitos alunos para assistir ao painel intitulado “Entre o real e o virtual: como a Inteligência Artificial nos está a transformar”, com o professor e investigador, Nuno Miguel Soares Datia. Neste momento foram discutidos conceitos importantes como a necessidade de pensamento crítico no contacto com a tecnologia, os riscos e consequências do consumo exagerado de conteúdos digitais, entre outras matérias fundamentais para as quais importa sensibilizar os alunos. O orador realçou a importância de uma efetiva verificação dos factos, já que grande parte da informação já tem como origem “bots”, assim como a necessidade de trabalhar e desenvolver as competências socio emocionais dos jovens, com reflexos na sua autoconsciência, autocontrolo, consciência social, no estabelecimento de relações interpessoais e na capacidade de tomar decisões responsáveis.
O Teatro Municipal de Ourém acolheu a programação da IV Semana da Educação definida para o período da tarde e dirigida à classe docente, e a Vereadora Micaela Durão enalteceu, na sessão de abertura, a importância dos assuntos em discussão e a necessidade de preparar os professores para os desafios com que se confrontam diariamente.
O primeiro painel da tarde foi conduzido por Marco Bento (professor, investigador e especialista em tecnologia educativa), que dissertou sobre “O dIAbo da Inteligência Artificial num Mundo de Inteligência Natural”. Marco Bento abordou a preponderância do papel do professor na desmistificação de conceitos ignorantes, reforçando a necessidade de interpretar e filtrar a informação que obtemos. Defendeu também que as novas e constantes inovações tecnológicas ao dispor devem ser encaradas com naturalidade, na medida em que têm de ser construídas soluções pedagógicas e métodos de ensino atualizados, que permitam processos e estratégias de estudo mais eficazes. O orador reforçou que as escolas não devem proibir, mas sim regular o acesso à tecnologia, salientando também alguns dos problemas com que os professores se deparam ao nível de equipamentos e infraestruturas para uma correta introdução das novas tecnologias em contexto escolar.
Seguiu-se o painel dirigido por Susana Domingos com o título “O Impacto da Inteligência Emocional na Educação”. Aqui os docentes participantes refletiram sobre os diferentes tipos de inteligência, com enfoque na inteligência emocional e nos conceitos de autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e habilidade social. Susana Domingos sublinhou o papel preponderante da inteligência emocional na educação e no sucesso dos alunos, que deverá estar alicerçada no desenvolvimento da empatia, na relação professor-aluno e numa aprendizagem colaborativa. A finalizar, a oradora lembrou que a inteligência artificial e a inteligência emocional necessitam de equilíbrio e ética, valores fulcrais para uma correta e desejável interconexão entre cognição, aprendizagem e tecnologia.
O último painel do dia versou sobre “Coaching para Docentes” e foi dirigido por Lurdes Neves, professora, investigadora e especialista em coaching. Neste momento foi discutido o papel do coaching na felicidade educativa, que deverá estar assente numa visão compartilhada e de valorização da inteligência emocional. A oradora abordou os diferentes estilos de liderança, com forte impacto na gestão das relações em sala de aula e com capacidade para a criação de espaços de aprendizagem inovadores e felizes. A intervenção de Lurdes Neves encerrou com uma reflexão sobre a organização do ambiente educativo que facilite o estabelecimento de relações pedagógicas empáticas e afetivas, sustentadas num sentimento de felicidade na liderança.
A IV Semana da Educação do Município de Ourém só termina na próxima sexta-feira, logo amanhã a ação será transferida para o Colégio Sagrado Coração de Maria (com live streaming disponibilizado nas plataformas digitais do Município) e com palestras dinamizadas pelo CLPSE em estabelecimentos de ensino concelhios.