EN FR PT ES

“Investidores da Diáspora em Fátima” – Declaração do Presidente

7 Janeiro, 2020

Declaração exposta pelo Presidente, Luís Miguel Albuquerque, na Reunião da Câmara de 6 de janeiro, a propósito da atribuição da organização da 5.ª edição deste evento ao Município de Ourém

“O Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), que desenvolve a sua atividade junto da Secretaria de Estado das Comunidades, tem como grande objetivo valorizar, apoiar e promover este importante ativo estratégico que é a nossa Diáspora.

Uma das atividades que este Gabinete tem vindo a desenvolver é o Encontro dos Investidores da Diáspora, evento que teve a sua primeira edição em 2016, e que tem contado com a participação de numerosos investidores e empreendedores da diáspora portuguesa espalhados pelo mundo, proporcionando contributos de elevado interesse e facilitando parcerias.

Foi, após participarmos na 3.ª Edição deste encontro em Penafiel em 2017, que tomámos conhecimento da dimensão, da valia e da importância do evento, o qual poderá trazer contrapartidas importantes para o nosso Concelho e para a nossa Região.

Logo no início de 2018, em reunião com o GAID, demonstrámos o interesse numa futura parceria trazendo este evento para o Concelho de Ourém, situação que voltámos a reforçar junto da nova Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a Doutora Berta Nunes, na reunião do passado dia 29 de novembro.

A confirmação oficial foi proferida pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas durante o IV Encontro de Investidores da Diáspora que decorreu em Viseu nos dias 13 e 14 do passado mês de dezembro, o qual reuniu mais de 500 participantes, incluindo membros do Governo, deputados à Assembleia da República, autarcas, responsáveis de entidades públicas, representantes de empresas, de câmaras de comércio e do associativismo das comunidades portuguesas.

Esta 5ª edição contará com uma organização conjunta da Câmara Municipal de Ourém, Comunidade Intermunicipal Médio Tejo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, tendo já local definido, o Centro Pastoral Paulo VI, e decorrerá no próximo mês de dezembro.

De salientar que o evento se reveste de grande importância pelo potencial de contactos que proporciona junto das comunidades portuguesas, mas também pela grande notoriedade e visibilidade que vai conceder ao concelho de Ourém e à região do Médio Tejo.

Esperam-se centenas de empresários envolvidos no Encontro de 2020, que será um palco de excelência para o debate e troca de experiências e que poderá potenciar a captação de novos investimentos para a região do Médio Tejo.”

Ourém, 6 de janeiro 2020

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados