EN FR PT ES

Inauguração do Novo Mercado do Peixe – Vila de Freixianda em Festa

17 Fevereiro, 2020

Após um ano de encerramento ao público para obras de requalificação, o novo Mercado do Peixe da Vila de Freixianda reabriu ao público neste domingo de 16 de fevereiro.
A intervenção enquadrou-se na requalificação do espaço urbano contemplando ainda a promoção turística da autarquia (na qual se inclui a estrutura TOMI, solução interativa de comunicação e informação) e resultou de uma ação da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais em parceria com a Câmara Municipal de Ourém.

Orçada em cerca de 400 mil euros e financiada em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal, verba resultante do sucesso da candidatura proposta por esta União de Freguesias, esta empreitada contou igualmente com um apoio financeiro por parte do Município de Ourém de aproximadamente 70 mil euros.

Nesta cerimónia foram várias as entidades presentes, entre as quais o Executivo Municipal liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e os Vereadores Executivos Rui Vital e Isabel Costa, o Executivo da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, liderado pelo seu Presidente Abílio Rodrigues, o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura e os Vereadores não-executivos Cília Seixo, José Reis e Estela Ribeiro.

Foi em ambiente de grande festa que se procedeu à inauguração oficial do renovado Mercado do Peixe situado no centro da vila de Freixianda agora equipado com mais de três dezenas de bancadas destinadas à realização da feira semanal, que acontece todas as segundas-feiras.

Luís Miguel Albuquerque demonstrou a sua satisfação pessoal pela conclusão da obra que “irá certamente dinamizar o norte do concelho”.


O Edil referiu ainda que o valor investido pela Câmara Municipal e União de Freguesias (70 mil euros e 30 mil euros respetivamente) “justificou-se plenamente, tendo em conta o resultado final de uma obra que Freixianda e os seus habitantes bem merecem. Esta foi uma intervenção que vem em linha com o que procuramos para o nosso concelho: coesão, competitividade e atractividade e para que isso aconteça é necessário investimento. Neste momento decorrem obras no Município no valor de aproximadamente 12 milhões de euros. Nestes últimos dois anos, só no norte do concelho foram investidos 1 milhão de euros através de apoios financeiros por parte da Câmara Municipal.”

Após a cerimónia, houve um lanche servido aos muitos populares presentes, onde não faltou música e diversão.

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados