EN FR PT ES

Festival Art & Tur decorre em Ourém com centenas de visitantes e 84 filmes a concurso

25 Outubro, 2022

Luís Miguel Albuquerque elogiou a dimensão do Art & Tur e reconheceu a importância da sua realização em Ourém

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém presidiu à Sessão de Abertura do Festival Art & Tur, a decorrer no TMO, até sexta-feira, dando as boas vindas a todas as personalidades que fizeram questão de marcar presença neste evento de dimensão internacional, como a Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Anabela Freitas.

Luís Miguel Albuquerque aproveitou para destacar as virtudes da oferta artística e turística do Concelho de Ourém, reconhecendo o contributo deste festival na projeção do nosso território, dentro e fora de Portugal.

A realização do Festival Art & Tur engloba a presença de centenas de participantes ao longo destes quatro dias, aportando um contributo significativo para a economia local, nomeadamente ao nível da hotelaria e da restauração, por exemplo.

Precisamente neste contexto, o Presidente da Câmara lembrou as “condições de excelência que o Município de Ourém oferece à realização de grandes eventos” nacionais e internacionais. “Pela centralidade, pelas boas acessibilidades às principais cidades do país, e também em virtude de Fátima ter o quarto maior parque hoteleiro de Portugal, o nosso Concelho apresenta-se como um destino de referência para este tipo de organizações”, reforçou Luís Miguel Albuquerque.

O Festival Art & Tur teve a sua primeira edição em 2008 e “prossegue a sua missão de dar a conhecer ao Mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo”, conforme explicou Francisco Dias, diretor-executivo deste evento, que agradeceu “ao Município de Ourém pela abertura e pelo empenho em receber o festival”.

A edição deste ano engloba a exibição de 84 filmes, submetidos ao escrutínio de um júri constituído por peritos de cinema com origem em 19 países distintos. Paralelamente, decorrem, até sexta-feira, 13 sessões temáticas, seis mesas redondas, uma entrevista e ainda uma masterclass, na qual participarão especialistas convidados a abordar as questões candentes do turismo e do desenvolvimento económico e sociocultural dos territórios.

Os vereadores Micaela Durão e Gonçalo Bento acompanharam o Presidente da Câmara Municipal na Sessão de Abertura, durante a qual também se destacou a presença de outras individualidades como Luís Serras de Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Adriana Rodrigues, em representação do Turismo do Centro de Portugal, Carina João, diretora executiva da INSIGNARE, Purificação Reis, presidente da direção da ACISO – Associação Comercial de Ourém, e Alexander V. Kammel, em representação do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo.

O Festival Art & Tur tem apoio à organização do Município de Ourém, do Centro Portugal Film Commission, Turismo Centro Portugal e Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, tendo como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria, o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e a Natourale.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados