EN FR PT ES

Executivo Municipal promove Conferência de Balanço dos 100 dias de Mandato

8 Fevereiro, 2022

O Executivo da Câmara Municipal de Ourém apresentou, nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro, em conferência de imprensa, um balanço dos primeiros 100 dias do novo mandato, retratando os aspetos mais relevantes desde que voltou a assumir os destinos do Município.
Nesta conferência , que decorreu num formato misto (presencial e online), o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, juntamente com os vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Micaela Durão e Natálio Reis, apresentou um documento onde figura o balanço dos primeiros 100 dias de governação assim como os principais projetos contemplados para os próximos 4 anos.
A comunicação em causa abordou 3 grandes eixos de atuação: “Economia e Empresas”, “Ambiente e Sustentabilidade” e “Educação, Desporto, Cutura e Políticas Sociais”, este último com foco nas pessoas no centro das decisões.

Neste último eixo, Luís Miguel Albuquerque, entre outros assuntos, apontou como trabalho já efetuado neste período de 100 dias, a conclusão da Carta Educativa e o Plano Estratégico Educativo Municipal, a conclusão da requalificação da EB 1 /JI do Pinheiro, das obras de melhoramento no Centro Escolar da Caridade e a revisão do programa de apoio ao Associativismo.
No âmbito cultural, o Executivo Municipal ressaltou a dinamização do Projeto CIA Cidadania Informada e Ativa, como forma de combate à infoexclusão e a Candidatura ao Programa de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros para o Teatro Municipal de Ourém.
Luís Miguel Albuquerque destacou ainda a realização da 2ª edição do Orçamento Participativo e a preparação do processo de descentralização na área da Saúde.

No eixo da “Economia e Empresas”, foi destacado o alargamento das campanhas de apoio ao tecido empresarial e a manutenção do valor da derrama, assim como vários projetos estruturantes em fase de conclusão como a requalificação da EM 356 entre o IC 9 e a Zona Industrial de Casal dos Frades e a requalificação da EN 357 (Estrada de Leiria).

No eixo, “Ambiente e sustentabilidade”, destaque para a conclusão das obras do Canil Municipal e elaboração do respetivo regulamento, a criação da Brigada Urbana e o concurso para a aquisição de dois autocarros elétricos para circuitos urbanos em Ourém e Fátima.
O Edil destacou ainda a testagem preventiva COVID-19 à população e a validação para o alargamento das equipas EIPS para as corporações de Bombeiros do Concelho.

Pode consultar aqui o documento apresentado pelo executivo Municipal, onde constam também os principais projetos para o mandato 2021-2025.

A conferência seria concluída com a apresentação de algumas reivindicações ao Governo Central, por parte do Executivo Municipal, nas áreas da Saúde, Administração Interna, Social, Infraestruturas, Finanças e Educação.
Luís Miguel Albuquerque anunciou ainda que se encontra a ser preparado um caderno de encargos para apresentar ao Governo Central, relativamente à visita de Sua Santidade, o Papa, a Fátima no ano de 2023.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados