Na Reunião de Câmara de 4 de março, o Presidente Luís Miguel Albuquerque, apresentou uma declaração relativa à realização da XI Edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorreram em Fátima e Guarda entre os dias 22 e 29 de fevereiro.
Por sua vez, a Vereadora Isabel Costa apresentou uma declaração subordinada à participação do Município de Ourém na edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa, enquanto entidade Curadora do Stand de Turismo Religioso.
O Vereador Rui Vital concluiu o período antes da ordem do dia com uma declaração alusiva à comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil no Município de Ourém.
Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:
DECLARAÇÃO – FÁTIMA RECEBE XI WORKSHOP INTERNACIONAL DE TURISMO RELIOGIOSO
“Numa organização da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e com apoio do Municipio de Ourém, o International Workshops on Religious Tourism (IWRT), é um evento que reúne profissionais da indústria do turismo religioso de todo o mundo, com o objetivo de promover o turismo religioso a nível nacional e Internacional, partilhar conhecimentos e experiências, identificar tendências e desafios no sector bem como promover uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes.
O IWRT tem como destinatários, operadores turísticos nacionais, agentes de viagens e hoteleiros, entre outros empresários do setor do turismo, que se dediquem especialmente ao turismo religioso.
Ao longo das diversas edições, constatou-se a importância da realização deste evento, ambicionando constituir-se hoje como um dos maiores eventos do mundo ao nível da promoção do Turismo Religioso, assumindo-se fundamental para a consolidação da marca Fátima e do país.
Este evento permite que muitos operadores turísticos do mundo inteiro tomem verdadeiro contacto com as potencialidades do país, os players nacionais e, assim, apoiar a efetivação de negócio.
Este ano o Workshop decorreu em simultâneo com a 20ªedição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável (CITRyS), que se realizou pela primeira vez em Portugal, depois de duas edições em Espanha; deste congresso destacamos a sua importância no debate e na reflexão sobre o futuro do turismo do país e a nível internacional. Este congresso contribui significativamente para a formação e educação de cerca de 5.000 pessoas em muitos países, fomentando a especialização e a especialização em turismo religioso e sustentável, levando à criação de eventos e iniciativas relacionados, como as “Rotas da Fé” no Brasil, e o “Encontro Argentino de Turismo Religioso”.
Na edição de 2024 o IWRT contou com 42 expositores de variadas localidades a nível nacional bem como representantes de várias empresas internacionais, 211 Hosted Byers que participaram em mais de 4000 reuniões de negócios entre os dias 22 e 23 de fevereiro.
Com os resultados obtidos na presente edição, este Workshop torna-se um verdadeiro marco para os agentes do mundo inteiro e alcança para a Região e para o país uma centralidade ímpar ao nível da promoção internacional.
Assim, considera-se propor o envio de felicitação à Direção da ACISO pela estruturação do evento, a boa organização e os resultados alcançados.”
DECLARAÇÃO – OURÉM COORDENA STAND DE TURISMO RELIGIOSO NA BTL 2024
“A Bolsa de Turismo de Lisboa decorreu na FIL, de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.
Sendo “a maior montra da diversidade da oferta turística”, conforme refere o Diretor-Geral-adjunto da FIL, Pedro Braga, nesta edição da Feira houve uma aposta na representatividade do segmento do Turismo Religioso, em resultado da parceria entre o Município de Ourém e a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.
A entidade organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) dirigiu um convite ao Município de Ourém, para coordenar a organização de um stand promocional temático que concedesse destaque ao “Turismo Religioso”, assumindo como objetivo potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade, com abrangência nacional e ambição internacional.
Desta forma a edição de 2024 assumiu-se como um momento para a divulgação dos destinos ao nível do Turismo Religioso, oferecendo uma oportunidade ímpar para a promoção dos Municípios e dos seus recursos turísticos patrimoniais e culturais, para além de um efetivo contributo à estruturação deste segmento a nível nacional.
A presente ação visou a criação de um stand partilhado, permitindo aos catorze parceiros, por entre Municípios (Ourém, Trancoso, Lamego, Vila Viçosa, Loulé, Arcos de Valdevez, Braga, Viana do Castelo, Sardoal e Pombal) e outras entidades como a ACISO, a Pastoral do Turismo Portuguesa, o Centro Nacional de Cultura e a Associação dos Caminhos de Fátima, a promoção do património histórico, das tradições, eventos e locais de interesse ligados a este segmento do Turismo.
Assente numa vasta e diversa programação que envolveu os Municípios, possibilitou destacar as potencialidades de cada um dos parceiros, sendo que a participação conjunta ofereceu uma visibilidade acrescida aos nossos destinos como também permitiu o contacto com o trade nacional e a captação de um público mais vasto e diversificado.
Num contributo de todos os parceiros, foi dinamizado ao longo dos cinco dias de certame um programa intenso e diversificado: desde a apresentação de projetos e recursos turísticos, ao lançamento de livros, até à dinamização de mesas redondas para debate de temáticas como as motivações da procura ou os caminhos de peregrinação. Saliente-se que, além de um leque de entidades envolvidas, a programação contou com a participação da Vice-Presidente da Turismo do Centro e contou com o apoio do Turismo de Portugal, que se associou desde o início.
Considera-se que a presente participação foi um efetivo sinal da importância do Turismo Religioso e, através da articulação dos parceiros, dos seus interesses e projetos, alcançou-se o destaque e reconhecimento desejados a este segmento.
Conforme referido no último dia por um dos parceiros, trata-se de um projeto vencedor, que merece continuidade e que contribuiu para a estruturação de uma Rede de Municípios nacional ao nível do Turismo Religioso.
É, pois, uma honra para o Município de Ourém ver reconhecido o sucesso referido ao nível dos resultados obtidos na promoção dos seus destinos e a confiança depositada por todos os parceiros.
Deve ser salientado um agradecimento especial à FIL, enquanto entidade organizadora da BTL, à ACISO, ao Turismo de Portugal, à Turismo do Centro e à Pastoral do Turismo que se associou igualmente, coordenando um conjunto de atividades, entre elas a apresentação do livro de Atas do seu Congresso realizado em 2023.
Desta primeira edição, e motivados pelos próprios parceiros, surge a oportunidade de ser pensado a curto prazo os próximos passos desta ação.
De salientar que, num momento em que está a ser preparado o Plano Estratégico do Turismo do Município, considera-se o momento igualmente oportuno de potenciar este produto estratégico para o concelho de Ourém.
O posicionamento e o investimento do Município de Ourém neste certame revela a importância e o reconhecimento que o Turismo tem nas políticas municipais, na valorização das nossas marcas e do nosso território.”
DECLARAÇÃO – DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL
“Comemorou-se no passado dia 01 de março o Dia Internacional da Proteção Civil, uma data que assume um significado muito especial, pela importância que a Proteção Civil representa para o Município, como setor responsável por garantir a segurança, proteção e bem-estar dos ourienses.
O Município de Ourém não poderia deixar de assinalar esta efeméride de forma a valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil, com a realização um conjunto de práticas desenvolvidas em matéria de segurança e proteção.
O Centro Municipal de Exposições foi placo de variadíssimas demonstrações, nomeadamente de Combate a Incêndios com meios de 1ª intervenção, Demonstrações Práticas da GNR e PSP, de Noções Básicas de Socorrismo e de Desencarceramento que os alunos do 9.º ano das escolas do concelho, convidados para participarem nas atividades programadas, puderam experienciar.
Esteve ainda patente a exposição de fotografia, da autoria de Óscar Rodrigues, “A Proteção Civil de Ourém em Imagens”, que ilustradora do trabalho árduo e por vezes muito difícil, da Divisão de Proteção Civil.
O Município de Ourém agradece às entidades que colaboraram com a Divisão de Proteção Civil neste dia, nomeadamente Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Juntas de Freguesia, Associações Humanitárias de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Brisa, E-redes, Escuteiros e Escoteiros, Sapadores Florestais, que são também instituições parceiras da Proteção Civil, intervenientes diretos na proteção e salvaguarda da comunidade ouriense.”